Startup aposta no “Tinder da construção”
A startup brasileira Prospecta Obra tem investido no desenvolvimento de algoritmo próprio de Inteligência Artificial para mapear construções em todo o país. A intenção é fornecer dados analíticos sobre o setor e conectar contratantes e executores.
A tecnologia traz informações sobre canteiros de obras, seu andamento, quem são os envolvidos nos projetos e outros subsídios relevantes que conectem profissionais às lojas de materiais de construção e interessados em comprá-los. “Levamos essas informações de forma rápida e simples para toda a cadeia, respeitando as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), solidificando o relacionamento e a ponte entre quem constrói e quem vende material para construção”, explica Wanderson Leite, fundador da Prospecta Obra.
Segundo ele, a solução permite que, ao invés de aguardarem que os clientes cheguem ao negócio, o sistema atua proativamente, eliminando a dificuldade de comunicação e contato entre fornecedores e compradores, e permitindo análises mais precisas para auxiliar a movimentação de materiais.
Além do “Tinder da construção”
A startup também criou, recentemente, o EuConstruindo.com: portal para que qualquer pessoa solicite um orçamento. “Muitas vezes, o cliente também tem dificuldade para solicitar orçamentos de forma rápida e precisa. Por isso, resolvemos oferecer uma solução capaz de simplificar as suas obras”, destaca Leite.
Leia também:
Andrade Gutierrez destaca uso de tecnologias para segurança e produtividade
A Prospecta Obras foi fundada em 2010 e vem aprimorando a sua tecnologia desde então. Para 2024, devido ao bom desempenho previsto para o setor de construção – “que aprendeu a lidar com adversidades”, na visão de Leite – a empresa pretende expandir para 200 franquias no país (crescimento de 40%). Se isso ocorrer, o faturamento anual poderá chegar a R$ 15 milhões (25% superior ao de 2023).