18 de janeiro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: Equipamentos

Tracbel passa a distribuir retroescavadeiras Bull

O Grupo Tracbel está expandindo sua operação no Brasil e iniciou a comercialização das retroescavadeiras Bull em todo o território nacional. Os equipamentos são oferecidos em vários dos principais mercados mundiais e estão presentes em cerca de 60 países. 

“Estamos aumentando nosso portfólio para atender a uma demanda dos nossos clientes. São produtos de grande qualidade e com um pós-venda de alto nível, fornecido por uma rede de distribuição já consolidada no Brasil”, declara Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas do Grupo Tracbel.

Segundo ele, o novo segmento é muito amplo e pode atender de pequenas a grandes empresas.  A Tracbel comercializará os modelos Bull HD 96 (90hp) e Bull HD 100 (100hp). São produtos na classe de aproximadamente 85% do mercado brasileiro de retroescavadeiras, que está na marca de 11 mil unidades anuais.

As máquinas são produzidas pela Bull, fabricante indiana conhecida por seus produtos de alta tecnologia, grande performance e excelente custo-benefício, de acordo com o grupo. A empresa investe fortemente em inovação e recebeu duas vezes a WCM (World Class Manufactoring), certificação internacional de excelência técnica e empresarial na área fabril.

Operação da Tracbel com a Bull

A Bull é uma das companhias indianas que vem crescendo junto com o país. Com 1,4 bilhão de habitantes, a maior população do planeta, a Índia vem despontando no cenário econômico mundial e já se tornou a quinta maior economia do globo, ultrapassando o Reino Unido.

Podendo atender a várias necessidades dos clientes, as retroescavadeiras Bull têm um grande alcance nas operações que precisam em algum momento fazer movimentações de terra. “Elas são largamente utilizadas na construção, na infraestrutura, na mineração e, cada vez mais, no agronegócio”, afirma Agnaldo Silva, diretor de operações de novos negócios da Tracbel.

Ele destaca que este equipamento está tradicionalmente presente em praticamente todas as aplicações relacionas a água. “Águas pluviais, esgoto, drenagem, abastecimento urbano e manejo de resíduos sólidos. Não há nada nesta área que não precise de uma retroescavadeira”, diz Silva. 

Silva avalia ainda que os modelos da Bull contribuirão também com o aumento da produtividade do agribusiness brasileiro, um dos mais competitivos do mundo. É neste e em outros setores que as retroescavadeiras vêm ganhando espaço. “Os modelos da Bull possuem especificações que garantem uma enorme versatilidade para o trabalho”, destaca o diretor.

Com seu engate rápido, a máquina permite a troca da caçamba e a utilização de implementos para uma grande variedade de aplicações. Este sistema permite o uso de garras para cana de açúcar, tijolos, fardos e até para materiais irregulares. É possível substituir por implementos para compactação de solos, garfos para empilhadeiras e acessórios para tarefas de carregamento e descarregamento em várias áreas, além de poder acoplar uma caçamba “6 em 1”.

Um dos grandes atributos da Bull é justamente o seu conjunto. As máquinas têm componentes estruturais cuja qualidade é reconhecida mundialmente, e que são usados por fabricantes tradicionais. Produzida no complexo industrial da Bull na Índia, a Bull HD 96 é propelida pelo motor Perkins, largamente utilizado por todo o mundo. Sua avançada transmissão power shutle de quatro velocidades à frente e uma à ré, com conversor de torque integrado, é da italiana Carraro; da mesma marca é o eixo dianteiro, que detém uma das maiores forças de desagregação do segmento; os freios são da norte-americana Carlisle; o radiador alemão é da AKG; e a bomba hidráulica Cassapa é também produzida na Itália.