23 de janeiro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: mercado

|

Categorias: Internacional, Mercado

World of Concrete: mercado de concreto segue o rumo a 1 trilhão de dólares

A World of Concrete (WOC) 2024 começou hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos, com apoio e cobertura da revista e do blog da Apelmat. O evento comemora 50 anos nesta edição, que retomou o crescimento aos patamares pré-Covid. Mais ainda, a WOC se posiciona como a maior representante mundial de uma indústria que deverá ser trilionária até 2030. 

A avaliação é da empresa de pesquisa Allied Market Research. Daqui a seis anos, as estimativas apontam para uma movimentação de US$ 972 bilhões, envolvendo desde concreto pronto a produtos pré-moldados e elementos pré-moldados, passando por tipos de aplicação como o concreto armado, e indústrias específicas, como a de construção de rodovias e de infraestrutura de energia.

Entre os principais determinantes do crescimento estão o aumento dos gastos governamentais para o desenvolvimento de infraestrutura, a necessidade de redução do tempo de construção e de produtos econômicos, além do desenvolvimento da tecnologia de fabricação.

Entre os dados que indicam tendências futuras estão a maior base na aplicação, puxada pelo segmento de concreto armado, que respondia por 80% do mercado global de concreto no início desta década. Isso se deve à alta resistência e à tração e durabilidade do produto. 

Com base na indústria de uso final, o segmento de edifícios residenciais vem sendo responsável pela maior participação, contribuindo com mais de dois quintos do mercado global de concreto, e deverá manter sua posição de liderança durante o período de previsão, que vai até 2030. A razão principal é a urbanização nos países em desenvolvimento. No entanto, espera-se que o segmento de barragens e usinas de energia retrate o maior crescimento percentual (5,4%) entre 2021 a 2030.

World of Concrete comemora 50 anos

A World of Concrete volta com a energia pré-covid e comemora o marco de 50 anos de existência. Além do compromisso com desenvolvimento de negócios, a feira que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, também ganha destaque pelo apelo de sustentabilidade. Embora com forte enfoque no mercado norte-americano, o evento é uma referência para a indústria de concreto mundial, inclusive o Brasil. 

A edição de 2024 concentra-se em novos desenvolvimentos em eficiência, segurança e sustentabilidade em todos os setores verticais de concreto e alvenaria. Segundo a organização do evento, mais de 1.300 empresas, de 34 países, estaão no World of Concrete para lançar ferramentas, máquinas e materiais de ponta no topo do ciclo de compras do ano, definindo tendências futuras e criando soluções através da inovação.