18 de dezembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: obras

|

Categorias: Obras

Andrade Gutierrez destaca uso de tecnologias para segurança e produtividade

No setor da construção civil, onde a segurança é uma prioridade, a adoção de tecnologias inovadoras tem se mostrado um avanço significativo para o crescimento sustentável. À medida que as empresas do ramo incorporam novas soluções em suas práticas diárias, a perspectiva de redução de acidentes e de ambientes de trabalho mais seguros se torna uma realidade palpável, capaz de atrair novos talentos para a área.

A construtora de Infraestrutura de grande porte, Andrade Gutierrez, tem se destacado nesse aspecto.

Desde 2021, a construtora de infraestrutura de grande porte, Andrade Gutierrez, não registra acidentes graves ou fatais em suas unidades e computa isso ao aparato tecnológico que vem implementando. Na visão da empresa, “a adoção de tecnologias tem se mostrado um avanço para o crescimento sustentável e segurança operacional. Um dos destaques, nesse sentido, é a adoção do 4.ZERO, um caminhão não tripulado desenvolvido em parceria com a Volvo e ACR.

Tecnologia da Andrade Gutierrez

O veículo é operado remotamente a partir de sete câmeras veiculares, cujas imagens são transmitidas para dois televisores na cabine de operação. Dessa forma, um profissional treinado pode controlar o equipamento remotamente com sinal de rádio a até 2 km de distância. “A tecnologia tem se mostrado uma verdadeira salva-vidas no canteiro de obras, proporcionando maior eficiência e segurança”, pontuou a Andrade Gutierrez, em comunicado enviado para a imprensa.

O 4.ZERO é um dos resultados colhidos pela construtora desde 2018, com a criação do Programa de Inovação Aberta, Vetor AG. Outros avanços estão acerca de BIM (Building Information Modeling), que permite uma representação digital de uma construção em todo o seu ciclo de vida. “Com isso, a gestão de obras é mais eficaz, o planejamento de custos mais preciso e a identificação de problemas ocorre antes mesmo do início da construção”, pontua.

Um exemplo nesse sentido é o Serviço de Infraestrutura à uma Mina Subterrânea, localizada em Aripuanã, no Mato Grosso. Nesse projeto, foram adotadas ações que reduzem riscos de acidentes e transformam a dinâmica do canteiro de obras. “Cuidados especiais foram pensados desde o planejamento, visando reduzir a exposição a perigos devido às declividades acentuadas”, acentua a empresa.

Essas ações, segundo ela, resultaram na redução de riscos de falhas mecânicas e operacionais, na diminuição da exposição a trabalho em altura e no melhor desempenho nos acessos. “Além disso, houve economia de custos e otimização dos prazos de execução”, completou.