16 de novembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Internacional

Relatório aponta que compra da Doosan pela Hyundai é lucrativa

Dois anos após a Hyundai HD Infracore comprar a Doosan HD (agora conhecida como Develon) o balanço financeiro divulgado no final de outubro pela fabricante sul-coreana parece positivo, com um lucro operacional de 20% no último ano fiscal.

O site de notícias sul-coreano Pulse relata que, desde a compra da divisão de equipamentos de construção e motores da Doosan, o lucro operacional da HD Hyundai Infracore superou o preço de compra. Em números, o lucro operacional  desde a aquisição é de 774,1 bilhões de won coreanos. Ou seja, é maior do que os 690,8 bilhões de won que a Hyundai pagou para adquirir a Doosan.

Em seu relatório financeiro do terceiro trimestre, a Hyundai atribuiu parte do aumento anual de 20% na lucratividade ao crescimento constante nos investimentos em infraestrutura na América do Norte. Ela também relatou crescimento devido à reurbanização na Europa e à expansão das vendas de motores. As vendas em mercados desenvolvidos, no geral, aumentaram 12% em relação ao ano anterior.

Um ponto fraco para as vendas de equipamentos de construção tem sido nos mercados emergentes da China, Coreia e Sudeste Asiático, onde a queda foi de 17% no último ano. No geral, portanto, as vendas totais caíram 8,6%. Mas os equipamentos de construção continuam sendo um ponto positivo para a empresa.

“Apesar da queda nas vendas e do aumento dos custos, o lucro operacional na divisão de equipamentos de construção cresceu 40% em comparação com o mesmo período do ano passado, seguindo o aumento dos preços de venda e o fortalecimento da lucratividade na América do Norte, Europa e mercados emergentes”, afirmou a empresa em comunicado para a imprensa. “Apesar da tendência global de retração, a demanda por equipamentos de construção em mercados emergentes, incluindo América do Norte e países ricos em recursos, está crescendo constantemente. Gradualmente, expandiremos nossa participação de mercado nessas regiões por meio de estratégias personalizadas”, completou.

Equipamentos de construção após compra da Doosan pela Hyundai

A parte de equipamentos de construção (HD Hyundai Construction Equipment), foi diferente. No total, as vendas no terceiro trimestre aumentaram 6,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, mas o lucro operacional caiu 1,4%.

A empresa atribui a queda na taxa de lucro a “investimentos em desenvolvimento de novos mercados mais ativos, fortalecimento do desenvolvimento de tecnologia de acordo com regulamentações ambientais e desenvolvimento de novos produtos que refletem a demanda local do cliente, que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado”.

“Os investimentos encolheram e o crescimento do mercado desacelerou um pouco devido à tendência contínua de taxas de juros altas”, diz a empresa, “mas resultados significativos foram alcançados por meio do aumento dos preços de venda e da melhoria da logística, bem como da diversificação do mercado, expandindo as vendas para mercados emergentes, como o Oriente Médio e a África”.