10 de agosto de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: locação

|

Categorias: Equipamentos

Auxter destaca versatilidade dos equipamentos da Develon

Por Nelson Valencio

Agora com novo nome – Develon – a antiga Doosan continua sendo distribuída pela Auxter no Brasil. Ronaldo de Souza Pinto, gerente comercial do dealer, lembra que as linhas são as mesmas e a mudança de nome já estava prevista desde a aquisição da marca pela Hyundai Heavy Industries, em 2021. 

Apesar do rebranding, ele destaca a característica premium da marca, como é o caso das escavadeiras, no atendimento em pós-venda, com entrega de peças em 24 horas em qualquer lugar do país.

Tecnologicamente, ele diz que a redução de consumo de combustíveis no modelo de 22 toneladas, que trabalha com 15 litros por hora, três a menos do que as máquinas tradicionais. Com braço e lança heavy duty para trabalhos severos, o equipamento agrega ainda câmera traseira para segurança das manobras. Os dispositivos de conforto também são os mesmos das máquinas comercializadas na Europa e Estados Unidos. 

Do agro à locação

A versatilidade da marca também continua a mesma. É o caso da pá-carregadeira de 10 toneladas, com caçamba de 1,9 m³ e indicada para aplicações em vários mercados, de, pedreiras ao agro, e também em operações de transbordo. 

Ronaldo lembra ainda que o mercado de locação é outro segmento que demanda o equipamento. No caso do agro, ele pontua a existência de frotas de mais de 50 pás-carregadeiras num só cliente. “Trata-se de um grupo muito grande que tem confinamento de gado, então as máquinas são usadas para tudo, desde a limpeza das áreas até a mistura do esterco para produção de adubos.

Outro cliente da marca, também na área de agro, mobiliza uma frota de mais de 20 máquinas apenas para atividades de terraplenagem, em atividades que envolvem abertura de estradas, construção de açudes e manutenção de curvas de nível. 

A lista de equipamentos também inclui as miniescavadeiras no range de 2,7 toneladas até 8 toneladas, que dominam o mercado. “Em qualquer lugar cabe uma máquina dessas. Dentro de fazendas ou em perímetros urbanos”, explica. 

Leia também:
Locação ganha espaço no segmento de empilhadeiras, segundo Auxter

De acordo com o executivo, entre os diferenciais das miniescavadeiras está a telemetria, que permite acompanhamento de fatores como consumo de óleo, distâncias de deslocamento e outros dados. As informações são enviadas em tempo real e podem ser acessadas pela gerência operacional ou de frota por meio de dispositivos móveis, como o celular. 

Outra funcionalidade é a troca de implementos por meio de engates rápidos, além da cabine com ar condicionado, cujo conforto para o operador se reflete em maior produtividade. 

Auxter na Brazil Equipo Show (2)

Auxter na Brazil Equipo Show 2023

Auxter e o setor de locação

Na venda para locadoras de equipamentos, Ronaldo destaca as escavadeiras de 22 toneladas como carro-chefe. Apesar da retração prevista para 2023, as aquisições devem ser retomadas nos próximos anos. Há estoque nos pátios, mas Ronaldo avalia que isso é transitório.

“Demanda existe. O que travou o mercado foi a alta de juros e o aumento do preço dos componentes, obrigando todo mundo a reajustar os preços”, explica o gerente comercial da Auxter. 

Um segmento que continua aquecido é a locação de retroescavadeiras, que tem sido o equipamento de entrada em várias áreas também para a venda. 

O executivo também destaca a locação de rolos compactadores da Muller, outra marca representada pela Auxter. Em alta no mercado, em função do aquecimento do setor de pavimentação, ele diz que há falta de máquinas dessa linha para locação. “Nas fábricas, a demanda também é grande”, complementa. “A cultura de locação vai aumentar no Brasil. Fora do país já é comum. Rental é o futuro do mercado porque ninguém quer ter dor de cabeça com manutenção”, finaliza Ronaldo.