Volvo lança ônibus biarticulado 100% elétrico para sistemas BRT
Durante a LatBus 2024 – que acontece nesta semana em São Paulo – a Volvo anunciou o lançamento do modelo BZRT (Bus Zero Rapid Transit). Trata-se de um ônibus biarticulado movido totalmente a eletricidade. O modelo é focado em projetos de corredores de ônibus (BRT), que têm crescido nas cidades brasileiras e mundiais nos últimos anos.
O veículo será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), atendendo tanto o mercado nacional quanto as exportações.
Características do biarticulado elétrico da Volvo
Segundo a fabricante, o novo chassi é projetado para receber carrocerias de até 28 metros, podendo levar até 250 passageiros, o que o colocaria como “o maior ônibus de transporte do mundo”.
“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, disse André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, em comunicado para a imprensa
O motor elétrico fica na parte central do veículo, prevendo melhor distribuição de carga e viabilizando carrocerias com salão mais livre para os passageiros. Com o projeto, a Volvo informa que todos os componentes elétricos e mecânicos ficam abaixo do piso e que isso “é uma conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos da marca”
O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando o equivalente a 540cv. Ele também tem caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.
Segundo a fabricante, o BZRT pode vir com seis ou oito baterias e isto resulta em até 720 kWh de capacidade, garantindo autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. O veículo também pode ter, como opcional, carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT, segundo Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.