Rocester, do Grupo Rivesa, passa a distribuir JCB em São Paulo
O Grupo Rivesa, que atua há 43 anos e é conhecido por suas concessionárias da Volvo Caminhões e Ônibus no Paraná e Mato Grosso do Sul, inaugurou uma nova marca no estado de São Paulo para atender ao mercado de linha amarela. A Rocester, nome da marca inaugurada em julho, vai ser dedicada aos equipamentos da JCB e o anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Apelmat, em 06 de agosto.
Com o portfolio de equipamentos da JCB – que a Rocester avalia atender mais de 90% da linha amarela – a nova distribuidora deve destacar as retroescavadeiras da marca inglesa. São três modelos principais: 4CX, que conta com caçamba de até 1,3m3; 3CX, pertencente à faixa mais requisitada no mercado; e a 1CX, que a JCB classifica como a única mini retroescavadeira disponível no Brasil.
Além das retroescavadeiras – que foram inventadas pela JCB e, portanto, se mantêm como carro-chefe da sua linha – a fabricante tem 26 equipamentos em comercialização no Brasil. No mundo, são mais de 300. Aqui, contudo, a JCB recém-anunciou investimentos na ampliação da linha de produção da fábrica de Sorocaba. Ela também divulgou a nacionalização de novos equipamentos.
Neste momento, a empresa produz retroescavadeiras, manipuladores telescópicos, escavadeiras e pá carregadeiras no país e, segundo a Rocester, o desafio é ampliar participação em todas essas categorias no mercado local
Rocester focará no pós-vendas e equipamentos da linha pesada
Segundo Bruno Jorge, CEO da Rocester (foto), o pós-vendas é o ponto forte do Grupo Rivesa e também deverá ser da Rocester. Prova disso é que 60% dos colaboradores contratados para a nova distribuidora JCB estão alocados para esse serviço.
O executivo entende que o mercado carece de um dealer forte com equipe estruturada para o pós-vendas e atendimento regionalizado alinhado a necessidade do cliente. Como ponto forte para essa estratégia está a logística. A base da empresa será em Jundiaí, a apenas três minutos de distância do centro de distribuição de peças da fabricante. Isto, segundo ele, vai permitir um complemento rápido e amplo ao estoque da distribuidora. “Além disso, a fábrica da JCB está a 40 minutos, também facilitando a logística”, disse.
Já a cobertura comercial conta com consultores externos atendendo todo o estado e um time de especialistas de produto para auxiliar o cliente na hora de apresentar requisitos das máquinas, quais treinamentos devem ser aplicados e apoio ao cliente para extrair o máximo desempenho dos equipamentos. “O foco estará no crescimento para o interior e em criar uma operação de médio e longo prazo”, diz.
O executivo explica que a escolha pela JCB foi pela identificação entre as marcas, já que ambos os grupos têm origens como negócios de família. Já a partida por São Paulo é pelo tamanho do mercado e para inaugurar uma operação local do Grupo Rivesa, que ainda não estava no estado.