16 de maio de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: destaques, Evento

Tracbel demonstra caminhões, escavadeiras e carregadeiras na Agrobalsas

Entre 13 e 18 de maio acontece a Agrobalsas, na cidade de Balsas, Maranhão. O evento é dedicado ao agronegócio na região do Cerrado brasileiro, e já está na 20ª edição. A Tracbel, que tem operações no Nordeste – onde se concentra a maior parte do bioma Cerrado – participa do evento, demonstrando tanto caminhões quanto equipamentos da linha amarela que podem tornar o agro mais produtivo na região.

É o caso do caminhão FH 540cv, que, segundo a Volvo, foi o mais vendido do país por 5 anos consecutivos e é bastante usado no carregamento de grãos em dois grandes fluxos de transporte no Nordeste. 

Em comunicado para a imprensa, a Tracbel avaliou que “boa parte da frota parte das fazendas no interior do Maranhão e segue rumo a Porto Franco, município situado no Sudoeste do Estado que abriga um grande entroncamento rodoferroviário, muito importante para a economia regional, de onde as cargas seguem via ferrovias até São Luis”.

Já a segunda rota logística parte da cidade de Balsas e segue pelas BRs 230 e 135 até o Porto do Itaqui, de onde os grãos são exportados para vários países. Os caminhões, segundo a distribuidora da Volvo, são muito utilizados no transporte de soja, milho, sorgo e milheto, tanto dentro do Maranhão, como para outros estados do Norte e Nordeste.

Na linha de caminhões, a Tracbel expõe também o VM, que pode ser utilizado desde o plantio até o transporte de grãos e de cargas vivas, em curtas e médias distâncias.

Leia também:

Tracbel amplia estrutura no Maranhão

Linha amarela na Agrobalsas

Além dos caminhões, a Tracbel expõe as pás carregadeiras L918H e L936H, da marca SDLG, e a escavadeira EC220D, da Volvo. “São dois equipamentos muito versáteis, que chamam a atenção do produtor rural, principalmente por sua robustez e variadas possibilidades de aplicação”, disse Silvio Almeida, gerente comercial de máquinas Volvo e SDLG da Tracbel nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

Segundo ele, os agricultores usam os equipamentos em todo o seu processo produtivo. No caso das máquinas da SDLG, o destaque fica por conta da “tecnologia na medida certa”, como o executivo classificou.

As carregadeiras têm o conhecido engate rápido da SDLG, que permite a troca de implementos sem que o operador precise descer da máquina. “Isto agiliza o trabalho, além de dar mais segurança à operação”, explica Almeida. Com vários implementos, as carregadeiras são usadas em diferentes aplicações. “Podem, por exemplo, transportar big bags e outros materiais e utilizar um garfo de duas pontas. Elas também podem levar fardos e as sacarias de alta resistência usadas para carregar fertilizantes e outros produtos do campo”, informa a Tracbel.

Já a escavadeira EC220D é destacada pela Volvo pela eficiência de combustível e produtividade. “Como a produção de grãos depende de ganhos em escala, os produtores têm preferido adquirir máquinas de alta produção, como a EC220D, consagrada nacionalmente por sua alta tecnologia e grande performance”, defende a Tracbel.