14 de fevereiro de 2022

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Por: Apelmat

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Governo publica edital para concessão do Rodoanel Norte

Com obras paralisadas desde o final de 2018, o trecho Norte do Rodoanel Mario Covas teve o seu edital de concessão publicado pelo Governo de São Paulo. De acordo com o planejamento da Secretaria de Transporte e Logística, os trabalhos no canteiro serão retomados ainda no primeiro semestre deste ano e a expectativa é que a conclusão do projeto aconteça até agosto de 2025. A empresa vencedora da licitação será a responsável por terminar a construção e, em contrapartida, poderá explorar o espaço por meio da cobrança de pedágio durante 31 anos.

Com cerca de 44 km de extensão, o trecho Norte do Rodoanel atravessa as cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá. Nos cálculos da administração estadual, para finalizar a via serão necessários R$ 2,6 bilhões no Capex (despesas relacionadas à conclusão da obra) e outros R$ 1,5 bilhão de Opex (valores de operação do trecho com pedágios). A intenção do Governo é criar um sistema de cobrança por meio de tags fixadas nos veículos ou através de aplicativos exclusivos para o pagamento, fugindo assim do modelo tradicional de cobranças em praças.

O valor da tarifa de pedágio será definido pelo poder público, sendo que a previsão inicial é de R$ 0,14 a cada quilômetro percorrido. O vencedor da licitação poderá, ainda, lucrar com serviços e publicidade. As propostas apresentadas pelas empresas interessadas na concessão serão julgadas pela menor contraprestação a ser paga pelo poder concedente à concessionária. Além disso, o Governo deve exigir garantias de que a obra será finalizada.

Problemas

O trecho Norte do Rodoanel já custou aos cofres públicos mais de R$ 6,3 bilhões, montante que supera em 50% o investimento inicialmente previsto de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O projeto também enfrentou problemas apontados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em fevereiro de 2020. O estudo elaborado pela entidade, a pedido do Governo de São Paulo, apontou em torno de 1,3 mil falhas na estrutura da construção e no projeto. Desse total, 59 pontos foram considerados de grande relevância, como colunas desalinhadas, erosão em terrenos e infiltrações.