26 de fevereiro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: Equipamentos, Lançamento

Bauko reforça lançamentos da Komatsu e visa mercado forte em 2024

Em sua sede de Osasco (SP), a Bauko reuniu clientes e parceiros para demonstrar os lançamentos recentes de escavadeiras da Komatsu, marca que representa em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia. A PC-200 e a PC-360 devem apoiar a Bauko na missão de crescer 18% em 2024, algo relevante frente o crescimento de 33,5% registrados pela empresa no ano passado.

“O nosso crescimento em 2023 foi muito acima do que esperávamos. Apesar de o mercado, como um todo, ter experimentado o seu segundo melhor ano histórico, para a Bauko foi o recorde”, diz Renato Duarte, diretor comercial do dealer. Neste ano, ele complementa, a Bauko espera novamente superar o mercado, que deve crescer cerca de 5%, de acordo com as projeções da empresa.

Além das escavadeiras (veja detalhes a seguir) a Bauko aposta na linha de pás-carregadeiras e na motoniveladora GD655-5 como principais produtos a serem comercializados ao longo do ano. “Esta motoniveladora tem forte apelo no setor de construção e agrícola”, acrescenta Duarte. Segundo ele, ambos os modelos devem ser destacados na AgriShow e na M&T Expo, duas das principais feiras de negócios para o setor de equipamentos off road que acontecem no primeiro semestre deste ano.

Lançamentos da Komatsu

Desde o final de novembro passado, a Komatsu vem trabalhando no lançamento de novas versões de escavadeiras para as faixas de 20 e 36 toneladas, como noticiou a Apelmat. A primeira, PC200, ganhou a terminação 10M0 (PC200-10M0) e traz, como um dos diferenciais, um tanque de combustível maior, para ampliar a autonomia do equipamento.

Segundo a fabricante, o equipamento também está mais produtivo, chegando a superar em 30% o ciclo de carregamento realizado por outras escavadeiras de 20 toneladas disponíveis no mercado. 

“O sistema hidráulico com maior vazão, 24% superior, e com 15% mais pressão no circuito de implementos, aliados ao volume de tanque de combustível 25% maior, levam a máquina a um outro patamar de entrega aos clientes”, disse Leandro Bueno, gerente de marketing de produtos e administração de vendas da Divisão de Construção da Komatsu, em comunicado para a imprensa.

A PC200-10M0, segundo ele, é a única do mercado na classe de 20 toneladas com certificado de proteção de cabine FOPS (sigla em inglês para estrutura de proteção contra queda de objetos) já de fábrica. Ele explica que essa certificação é concedida a estruturas que passam por uma série de testes rigorosos envolvendo a exposição da estrutura a cargas de impacto de vários ângulos e intensidades.

Já a PC360, da faixa de 36 toneladas, ganhou a terminação LC-8M2 (PC360LC-8M2). Ela substitui a PC350LC-8 e traz novos quesitos de segurança, aumento de produtividade, facilidade de manutenção e conforto para o operador. O equipamento conta com reforços estruturais em pontos-chave, como a coroa de giro, lança e o braço, além de maior potência, resultando em até 4% mais produtividade em comparação a modelos anteriores. 

A nova escavadeira pode ser aplicada em vários segmentos, principalmente na construção pesada e na mineração de agregados. “A PC360 traz muitas das características e benefícios já conhecidos na linha Komatsu de escavadeiras, incluindo algumas atualizações como aumento de potência, estruturas reforçadas, luzes em LED e itens de conforto do operador. Além de mais produtividade em comparação ao modelo anterior, a PC360 tem potência do motor de 286hp, 10% maior que a PC350”, destaca Bueno.