29 de novembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Lançamento

Komatsu atualiza escavadeiras de 20 e 36 toneladas

Em workshop virtual promovido nesta segunda-feira (27.11), a Komatsu anunciou o lançamento de novas versões das suas escavadeiras da faixa de 20 e 36 toneladas. A primeira, PC200, ganhou a terminação 10M0 (PC200-10M0) e traz, como um dos diferenciais, um tanque de combustível maior, para ampliar a autonomia de produção do equipamento.

Segundo a Komatsu, o equipamento também está mais produtivo, chegando a superar em 30% o ciclo de carregamento realizado por outras escavadeiras de 20 toneladas disponíveis no mercado. Em comunicado para a imprensa, Leandro Bueno, gerente de marketing de produtos e administração de vendas da Divisão de Construção da Komatsu, disse que a nova PC200 entrega mais matéria por tempo trabalhado, por conta da maior força de desagregação de braço. “Além disso, o sistema hidráulico com maior vazão, 24% superior, e com maior pressão no circuito de implementos, ou seja 15% mais pressão, aliado ao volume de tanque de combustível, 25% maior, levam a máquina a um outro patamar de entrega aos clientes”, explicou.  

Leia também:

Grupo Mason inicia comercialização de peças e motores Kubota

Avanços das escavadeiras Komatsu

A PC200-10M0, segundo ele, é a única da classe de 20 toneladas do mercado com certificado de proteção de cabine FOPS (sigla em inglês para estrutura de proteção contra queda de objetos) já de fábrica. Ele detalhou que essa certificação é concedida a estruturas que passam por uma série de testes rigorosos, que envolvem a exposição da estrutura a cargas de impacto de vários ângulos e intensidades.

Já a PC360, da faixa de 36 toneladas, ganhou a terminação LC-8M2 (PC360LC-8M2). Ela substitui a PC350LC-8 e traz novos quesitos de segurança, aumento de produtividade, facilidade de manutenção e conforto para o operador. O equipamento conta com reforços estruturais em pontos-chave, como a coroa de giro, lança e o braço, além de maior potência, resultando em até 4% maior produtividade comparada aos modelos anteriores. 

A nova escavadeira pode ser aplicada em vários segmentos, principalmente na construção pesada e na mineração de agregados. “A PC360 traz muitas das características e benefícios já conhecidos na linha Komatsu de escavadeiras, incluindo algumas atualizações como aumento de potência, estruturas reforçadas, luzes em LED e itens de conforto do operador. Além de mais produtividade em comparação com o modelo anterior, a PC360 tem potência do motor de 286hp, 10% maior que a PC350”, destaca Bueno.