1 de dezembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: obras

|

Categorias: Obras

Jovens engenheiros se destacam na maior obra da América Latina

A concessionária Linha Uni conta com profissionais em início de carreira, já no comando do projeto da Linha 6-Laranja de metrô paulista, apontado pela empresa como a maior obra de infraestrutura da América Latina. A concessionária da Linha 6-Laranja de metrô tem como característica de marca empregadora incentivar a diversidade de perfis em seus postos de trabalho e jovens no comando é uma delas. 

A grandiosidade do projeto da Linha 6 também traz uma bagagem imensa para aqueles que estão no mercado há pouco tempo. É uma oportunidade de crescimento e conhecimento. “A moçada quer vir trabalhar na Linha Uni porque é tudo o que você, como profissional, vai poder ver e querer viver ao longo da sua carreira como engenheiro civil; tem sido assim para mim desde o começo”, conta Gustavo Coelho, gerente de projetos e um dos jovens profissionais apontados. 

Avanços dos jovens engenheiros

O aprendizado também é considerado um ponto fundamental para esses engenheiros. “Aqui tem uma multidisciplinaridade muito grande, que vai além da atuação com projetos, como estruturação financeira, meio ambiente, comunicação social, etc. A gente não imagina nada disso quando começa a trabalhar. E aí temos essa oportunidade de aprender e se desenvolver, de criar.  A obra da Linha 6 é uma grande escola”, relata Guilherme Assis, engenheiro de projetos da Linha Uni. 

Camila Heraclio, supervisora de Projetos de Obras Civis na Concessionária Linha Universidade, destaca o quão gratificante é observar o progresso da obra e de que forma isso é importante para aplicar abordagens precisas durante as escavações da Linha 6-Laranja. “Nós monitoramos de perto todas as atividades realizadas nos canteiros e os equipamentos, e assistir essa evolução diariamente, nos permite fazer ajustes de acordo com as necessidades da obra, buscando sempre o melhor resultado, pois sabemos que, ao final, ela vai ajudar na rotina de muita gente”, completa.   

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.