26 de julho de 2023

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Sustentabilidade

Votorantim Cimentos fecha financiamento de US$ 150 mi com IFC

A divisão de cimentos da multinacional brasileira fechou um contrato de financiamento de US$ 150 milhões com a International Finance Corporation (IFC), maior organização de desenvolvimento voltada ao setor privado em países emergentes e membro do Grupo Banco Mundial. O valor deverá ser aplicado em projeto de coprocessamento na fábrica de cimento em Salto de Pirapora (SP), que tem como principal objetivo elevar o índice de substituição térmica e reduzir as emissões de dióxido de carbono da unidade.

A Votorantim Cimentos é a primeira cimenteira brasileira a firmar com a IFC um contrato conectado a indicadores de sustentabilidade. O projeto faz parte da estratégia de sustentabilidade de longo prazo da empresa e a previsão é de que seja concluído até 2028.

Votorantim Cimentos e as metas sustentáveis

O contrato de financiamento possui compromissos de sustentabilidade atrelados e prevê a redução do custo financeiro para a empresa em caso de atingimento da meta de redução de CO2 acordada pela Votorantim com a Science Based Targets initiative (SBTi). Adicionalmente, a IFC dará suporte técnico em outros projetos que fazem parte da jornada de descarbonização da Votorantim Cimentos.

Leia também:

Investimentos em infraestrutura devem crescer 11% em 2023

Atualmente, mais de 30% dos combustíveis utilizados pela fábrica de Salto de Pirapora são considerados combustíveis alternativos como biomassa, cavacos de madeira, pneus usados e combustível derivado de resíduo (CDR), reduzindo a utilização de combustível fóssil. Com a implementação desse projeto, a unidade deve dobrar a capacidade de utilização de combustível alternativo.