Investimentos em infraestrutura devem crescer 11% em 2023
Projeção é da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, em seu documento sobre o setor no Brasil e intitulado Carta de Infraestrutura 2023, estima um aporte de R$ 204,6 bilhões em infraestrutura neste ano. Os investimentos seriam 11% superiores em comparação a 2022.
Do total de recursos, 65% devem vir da iniciativa privada e, segundo a consultoria, os valores – puxados por segmentos como energia elétrica, transportes e saneamento básico – poderão representar 1,95% do Produto Interno Bruto (PIB).
Tipos de investimentos em infraestrutura
Um exemplo de investimento público estaria no Ministério dos Transportes. Sobre os valores definidos no orçamento deste ano e na Emenda Constitucional do Bolsa Família, aprovada no fim de 2022, a atual gestão federal assegurou R$ 18,8 bilhões a serem aplicados na logística nacional de transportes, o que iguala a capacidade de investimento aos patamares de 2016.
Leia também:
– Locação de equipamentos para construção ganha fôlego global
Outra notícia esperada é o anúncio de um novo plano federal de investimento em infraestrutura, o que seria uma espécie de releitura dos PACs anteriores.