15 de outubro de 2019

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Equipamentos

Veículos conectados são novidades da Fenatran 2019

Os fabricantes de caminhões estão empenhados e mostrar um portfólio de veículos elétricos e conectados, na Fenatran 2019, feira que acontece de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo. Em meio aos atributos de segurança, robustez e design, a conectividade tem tornado os veículos mais inteligentes e adequados à nova era da mobilidade.

A Volkswagen, por exemplo, está lançando o E-Delivery, um caminhão totalmente elétrico e com zero emissões que chegará ao Brasil no segundo semestre de 2020. A fabricante também deu uma repaginada na linha da família Delivery, lançada em 2017, incluindo transmissão automatizada V-Tronic para redução de combustível. Essa linha conta agora com novos integrantes: a versão 4×4, voltada para o segmento off road, e o DLX, Delivery Express.

A DAF investiu em tecnologia, novas concessionárias, foco e treinamento de colaboradores para aperfeiçoar a prestação de serviços. A empresa está apresentando a oficina móvel para socorro em manutenção preventiva e corretiva. O veículo especializado garante mais segurança contra imprevistos e tranquilidade na gestão eficiente da operação.

Junto com a oficina móvel, a DAF apresenta novos serviços digitais para facilitar o dia a dia dos clientes, versão especial do XF 105 e novos modelos offroad.

Atuação

A Volvo montou um estande nostálgico, em formato de linha do tempo, onde conta sua história no Brasil, em comemoração aos 40 anos de atuação no país. Como símbolo desse marco, lança uma edição especial do FH, o FH 40 anos, com todos os itens de conforto, conectividade e segurança.

A montadora exibe também um exemplar único, nomeado de Iron Knight, criado com o objetivo de mostrar máxima performance e superar recordes mundiais. Segundo a Volvo, trata-se do caminhão mais rápido do mundo, que alcançou este feito ao percorrer a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos com uma velocidade média de 170,277 km/h.

A Iveco levou para a feira a nova família Daily com foco em design, conforto, tecnologia e performance. Sem adaptações, o modelo apresentado é, de acordo com a empresa, o mesmo que chegou ao mercado europeu, alguns meses antes. A nova linha Daily conta com configurações versáteis e para qualquer motorista com categoria B, sem necessidade de habilitação especializada.

A Mercedes-Benz está apresentando na feira a nova linha Sprinter, com direção elétrica e comandos multimídia repleto de itens para interatividade. Mas a grande revelação da montadora ficou mesmo por conta do Novo Actros, o primeiro caminhão da América Latina a substituir retrovisores convencionais por versões digitais. Aplicados estrategicamente na parte interna do veículo, os retrovisores digitais garantem mais segurança nas temporadas de chuva ou durante o descanso do motorista.

O novo Actros tem opções de painéis digitais, um deles touchscreen, que traz a possibilidade de espelhamento do celular no painel, além do sistema de indução para carregamento de celular, mesmo sem cabo.

Por sua vez, a Scania apresenta o modelo AXL, autônomo e sem cabine. Atuando através de acompanhamento remoto, o modelo chega para atender ao setor de mineração, mostrando grande potencial de eficiência e produtividade.

Unindo economia, sustentabilidade e inovação, a montadora mostra em seu estande versões de caminhões urbanos e off roads movidos a gás. Durante a Fenatran, já é possível encomendar os caminhões que garantem benefícios reais de rentabilidade e eficiência.