14 de fevereiro de 2022

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Sem categoria

TCU libera obras de monotrilho que ligará CPTM ao Aeroporto de Guarulhos

Após o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apresentar os devidos esclarecimentos, o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou no dia 9 de fevereiro a continuidade do Automated People Mover (APM). A decisão garante o investimento de R$ 242 milhões em recursos privados para a construção do monotrilho que vai ligar os terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos à rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Conforme parecer do relator, ministro Vital do Rêgo, aprovado durante a sessão plenária, os estudos apresentados pela União vão “ao encontro das razões de decidir desse voto (favorável), uma vez que os dados técnicos apontam a adequação do sistema APM para um aeroporto do porte de Guarulhos em termos técnicos e ambientais”.

Assim, as obras poderão ser executadas, a partir deste ano, com acompanhamento pelo TCU da implantação do APM anualmente até a completa execução dos trabalhos. A Corte poderá ainda prosseguir com avaliações bianuais até o fim do contrato de operação do sistema.

Investimento privado

Com investimentos privados de aproximadamente R$ 272 milhões, as obras estão previstas para começar ainda este semestre e devem durar 24 meses. Em setembro, o governo federal assinou um aditivo ao contrato de concessão do aeroporto para a concessionária GRU Airport construir e operar o APM.

Solução 100% automatizada, o People Mover consiste em um transporte sustentável, rápido e seguro a passageiros, trabalhadores e usuários que precisam acessar o aeródromo. Com a ligação, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros.

Como o sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos. O transporte tem zero emissão de poluentes. Também há a expectativa da redução no número de veículos circulando nas imediações do aeroporto, diminuindo os congestionamentos verificados na região.

Fonte: InfraRoi