25 de agosto de 2023

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Sem categoria

Sarandi Tratores aposta em plataformas elevatórias da LiuGong

Distribuidora da marca chinesa para São Paulo, a Sarandi Tratores destaca a oferta de plataformas elevatórias como um dos mercados potenciais para construção civil em 2023. Segundo Odauro Victoriano, diretor da empresa, as novas normas de segurança estão entre os fatores de crescimento nessa área. O lançamento da plataforma articulada da LiuGong aconteceu no começo de agosto durante a Brazil Equipo Show (BES 2023), em Jaguariúna, interior de São Paulo. 

E a entrada no segmento acontece no momento certo: a recente pesquisa de equipamentos da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) indica um aumento de 33% nas vendas de plataformas elevatórias neste ano, em relação a 2022. Odauro explica que é o primeiro ano que a fabricante traz esse tipo de solução para o mercado brasileiro. 

O diretor da Sarandi Tratores também destaca o bom momento dos equipamentos compactos e dos rolos de compactação para pavimentação. Nesse último caso, existe uma demanda aquecida de locação. De acordo com ele, as várias obras de infraestrutura rodoviária em andamento têm puxado a procura. Uma das consequências desse aquecimento é a movimentação também na produção de agregados minerais nas pedreiras. 

Sarandi tratores também destaca pedreiras e lavouras

Entre os equipamentos mais usados nas frentes de lavra das pedreiras estão as pás-carregadeiras, operando no carregamento dos caminhões. São equipamentos de grande porte, entre 18 toneladas e 25 toneladas. “As pedreiras buscam principalmente os equipamentos resistentes e que tenham baixo custo de manutenção”, explica Odauro.

Já o mercado de agronegócios estaria em compasso de espera, depois de várias aquisições de frotas em anos recentes. Para o Odauro, a questão envolve incentivos para as compras do setor e também a redução das taxas de juros atuais. “Nesses últimos cinco anos vimos muitos produtores agrícolas comprando frota própria”, informa. 

Além da robustez e baixa manutenção, o diretor destaca o fato de a LiuGong ter tecnologias embarcadas, mas sem grande complexidade, o que é um fator que influencia na demanda de manutenção. O projeto mais enxuto das máquinas também contribui para o baixo custo de operação, com peças e componentes mais acessíveis.