26 de março de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: saneamento

|

Categorias: Mercado

Sabesp prevê investimento de R$ 18,6 bilhões em 54 cidades 

Um novo contrato, que está em fase de consulta pública pelo governo paulista, prevê investimento de R$ 18,6 bilhões na Sabesp até 2060. O valor seria distribuído entre os 54 municípios que compõem as bacias dos rios Pardo, Grande, Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A região enfrenta o desafio do saneamento básico nas áreas rurais. Apenas metade da população rural conta com abastecimento de água, enquanto a coleta e o tratamento de esgoto só chegam a 39%. Previsto no novo contrato de concessão, o Programa de Saneamento Rural garante a implementação de filtros para poços, cloradores, fossas sépticas, biodigestores e tanques de evapotranspiração em cada imóvel. Até 2029, devem ser realizadas 24,3 mil novas ligações de água e 23,8 mil de esgoto nesse tipo de moradia.

Já nas áreas urbanas, o Plano Regional de Saneamento busca expandir a cobertura até 2029, acompanhando o crescimento populacional previsto para os municípios. Estão previstas 386 mil novas ligações. Também está incluída a modernização das redes de água e esgoto para enfrentar desafios urbanos, como a poluição dos mananciais e manejo de águas pluviais.

Plano de investimento previsto na Sabesp

Entre as ações previstas no plano de desestatização, um dos destaques é a implementação de sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água em municípios como Tapiratiba e Itatiba. Hoje, somente 18 cidades da região atingem simultaneamente patamares altos ou máximos de segurança hídrica, eficiência de produção e de distribuição de água.

Também há planejamento para sistemas adutores regionais, aumentando a conexão entre bacias. Em Franca, por exemplo, uma nova linha de adução de mais de 20 km de extensão vai reforçar o sistema produtor Sapucaí-Mirim, em atendimento à população da zona leste do município. A cidade de Franca possui três sistemas de abastecimento de água tratada: Norte, Sul e Poços do Restinga, responsáveis por cerca de 80% da demanda.

Já a capacidade do Sistema Integrado Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista enfrenta desafios pela alta demanda e pelos meses de estiagem. A nova proposta inclui a construção de um sistema de captação de água bruta no rio Juqueri para garantir um suprimento mais estável e suficiente.

Em paralelo, a captação de água no rio Atibaia também será modernizada para suprir a crescente demanda em Jarinu e aumentar a segurança regional. Além das ampliações de estações de tratamento de água e expansão de sistemas, o Governo de São Paulo está construindo as barragens Duas Pontes e Pedreira, no Sistema Cantareira, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).