23 de novembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Mercado

Projeto da MRV forma mulheres para o mercado de trabalho de construção

A MRV acaba de anunciar o resultado do projeto de formação de mão de obra para o mercado feminino, com a entrega de certificados para 15 mulheres em Campinas (SP). Intitulado “Elas Transformam a Construção”, o programa é uma parceria da construtora com o Senai, Seconci-SP e Sinduscon-SP. As profissionais recém-formadas fazem parte da segunda turma do projeto.

De acordo com a MRV, o objetivo da iniciativa é oferecer capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, preparando-as para atuar na área de manutenção predial. O projeto teve início em 2022 e tem sido um sucesso para aquelas que desejam explorar uma nova área no mercado de trabalho ou que estavam em busca de oportunidades.

De acordo com Ingrid Brandão, coordenadora da área da Qualidade e Pós-Entrega MRV e head do projeto, a presença feminina na construção civil tem aumentado significativamente, gerando uma demanda por profissionais qualificadas. Por isso, surgiu a ideia de estabelecer parcerias com instituições de ensino e organizações do setor para capacitar essas mulheres. 

O curso teve duração de 180 horas e contou com ajuda de custo para deslocamento e alimentação das alunas. Durante as aulas práticas, realizadas em obras da MRV na cidade, as mulheres foram acompanhadas por profissionais respeitosos e atenciosos. 

Leia também:

Vai ter mulher, e famosa, na operação de equipamentos sim

Mais mulheres na construção civil

O projeto “Elas Transformam a Construção” é uma oportunidade de inclusão das mulheres no mercado de trabalho e tem como objetivo capacitar e empoderar essas profissionais, contribuindo para a igualdade de gênero no setor da construção civil.

Entre as formandas estão Keila Monteiro da Silva, para quem a profissão de manutenção predial costuma ser dominada por homens, mas que acredita que o olhar detalhista e cuidadoso das mulheres pode trazer um diferencial para o setor. Juliana Maria de Jesus, que estava desempregada, comemora sua nova formação e destaca que sempre foi admiradora da área de construção civil. Rosely de Oliveira Santos, auxiliar de limpeza, também se formou no projeto e destaca a importância de aprender novas experiências.