Pindamonhangaba avança como cidade inteligente
A cidade paulista de Pindamonhangaba inicia 2024 com a instalação de 18 novos dispositivos tecnológicos, como parte do Plano Diretor de Tecnologia e Cidade Inteligente. A intenção da administração da cidade é consolidá-la como smart city reconhecida nacional e internacionalmente.
Danilo Velloso, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura, explicou que o plano delineia diretrizes abrangentes, prevendo a implementação de novas tecnologias em todas as áreas da cidade e fomentando um ambiente propício à inovação. Segundo ele, a legislação em planejamento deve garantir a continuidade do projeto nas próximas gestões.
O prefeito, Isael Domingues, ressaltou que o plano diretor diretor é um exemplo do preparo das cidades brasileiras para o futuro. “Queremos que o projeto de Pindamonhangaba como cidade inteligente seja um legado duradouro. Estamos investindo em tecnologia, com diversos parceiros, para melhorar a qualidade de vida e tornar nossa cidade mais tecnológica, moderna, inteligente, sustentável, humana e resiliente”, disse.
Em janeiro deste ano, e em parceria com outras empresas de tecnologia, a iNeeds Systems introduziu 18 novos dispositivos em Pinda, com sensores para bueiro inteligente, nível de rio, lixeira inteligente e sensor de ruído.
Tecnologias de cidade inteligente em Pindamonhangaba
A tecnologia do fluviômetro, para a medição precisa de níveis d’água, velocidades e vazões nos rios, por exemplo, permite uma caracterização minuciosa do regime fluvial, incluindo suas grandezas básicas e diversos parâmetros representativos.
Já com os sensores de bueiros e lixeiras inteligentes, o sistema volumétrico alerta para a necessidade de limpeza quando o cesto atinge 70% de sua capacidade. O monitoramento de som e ruído, por sua vez, ajudam a diagnosticar incidentes em rodovias, como colisões e tiros. “Assim que detectado algum som ou ruído fora do comum, ou acima dos níveis de cada região, são acionados, imediatamente, os órgãos responsáveis”, detalha a iNeeds Systems.
“Estamos orgulhosos de ser parte dessa iniciativa visionária em Pindamonhangaba. A parceria com a cidade reflete nosso compromisso em promover soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável das comunidades”, disse Pedro Curcio, CEO da iNeeds Systems.