9 de fevereiro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: ferrovias

|

Categorias: Mercado

Campinas sedia encontro do setor ferroviário em maio 

As obras metroferroviárias também estão no foco do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024, que deve debater inovação e tendências no segmento. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em Campinas (SP). Pela primeira vez, o evento vai ocupar o Centro de Convenções da Unicamp, marcando uma mudança significativa para melhor acomodar o aumento exponencial de participantes e dos trabalhos apresentados.

O Comitê Organizador, formado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário no país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA) destaca seu entusiasmo com o contínuo crescimento do evento. O aumento expressivo no número de trabalhos e congressistas é um reconhecimento do esforço contínuo para manter o SEF como referência técnica, divulgando pesquisas científicas e promovendo o compartilhamento de conhecimentos.

O VII SEF será estruturado em quatro áreas temáticas: interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários. Com uma programação abrangente, que incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos e mesas-redondas, o evento contará com o apoio de empresas de renome, como Vale e Amsted Rail. Destaque para os palestrantes internacionais confirmados, diretor global de Soluções Ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, e o pesquisador da Central Queensland University, Dr. Qing Wu, que palestrou na quinta edição do SEF.

Histórico do evento para o setor ferroviário

A programação do evento contará também com a participação do Eng. Ismael Trinks, Superintendente de Transporte Ferroviário da SUFER-ANTT, contribuindo com a mesa-redonda sobre “Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária”, debatendo com profissionais renomados das ferrovias nacionais.

O evento nasceu em 2017, quando pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.

Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME).  Em sua sexta edição, contou com mais de 200 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.