Pavimentação de concreto será tendência no Brasil, segundo especialistas
Com o avanço da inovação no país, novas tecnologias vêm conquistando espaço em território nacional e colaborando para um desenvolvimento ainda maior do setor da construção civil no Brasil. É o caso da pavimentação de concreto, que ganha ainda mais importância na infraestrutura do país e começa a ser mais utilizada em projetos de rodovias, portos e aeroportos, por exemplo. Da mesma maneira, na mobilidade urbana: avenidas, corredores de ônibus e ciclovias ao redor do Brasil já contam com este sistema instalado.
Para debater os benefícios, as características e vantagens competitivas deste modelo de pavimentação, o Concrete Show Xperience, evento digital do país para a cadeia construtiva do concreto, reuniu especialistas no assunto no painel de encerramento, em 28 de outubro.
Entre eles, estava o sócio-fundador da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados, Eduardo Tartuce, que ressaltou que, para ele, a pavimentação de concreto é o futuro da engenharia e da construção civil. “Isso porque, cada vez mais, teremos mais dificuldades com a disponibilidade do asfalto no país e no mundo, já que ele vem do petróleo e a quantidade global deste insumo é limitada, além do fato de ser um produto que está ficando cada vez mais caro a cada dia, então, logo, será inviável fazer uso de asfalto e demais derivados do petróleo. Já o pavimento de concreto não tem esse problema, temos a principal matéria-prima dele por muitos anos, o cimento, que é mais barato e produzido em larga escala na indústria do setor. Não vejo outro caminho. Para mim, este sistema é o futuro do Brasil e do mundo”.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), Wagner Lopes, concordou e acrescentou algumas das muitas vantagens competitivas deste modelo de pavimentação, inclusive na urbanização. “O pavimento urbano de concreto, além de ser um sistema prático, oferece uma série de benefícios às cidades mundo afora. Um estudo do MIT, por exemplo, aponta que, em 20 anos, se a pavimentação urbana dos Estados Unidos fosse totalmente convertida para o concreto, o aquecimento das vias seria reduzido em até dois graus Celsius. Além disso, por ser mais claro, ele reflete até 30% mais luz do que um pavimento de asfalto, o que pode proporcionar uma redução entre 30% e 60% no consumo de energia elétrica das cidades. Outra vantagem é que a vida útil dele é superior a qualquer outro tipo de pavimento e, por isso, requer pouquíssima manutenção preventiva, o que também reduz, e muito, os custos com este sistema”.
Já para o diretor de planejamento e mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Valter Frigieri, há ainda os benefícios ambientais ao se adotar este tipo de pavimentação. “Para se ter uma ideia, com o pavimento de concreto, até o consumo de combustível dos veículos que nele transitam é menor, já que ele apresenta menos deflexão em sua estrutura. Sem contar o fato de que este tipo de pavimentação, por ser mais duradoura, faz menos uso de insumos ao longo da vida útil e, por isso, causa menos impactos ao meio ambiente, já que não há a necessidade de tanta produção de matéria-prima para eventuais manutenções”.
Para finalizar, o diretor do Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS), João Batista Rodrigues, anunciou que, para contribuir para uma maior disseminação deste sistema de pavimentação de concreto no Brasil, o IBTS, juntamente a ABESC e a ABCP, estão unindo forças. “Estamos seguindo a mesma estratégia que adotamos em 2007, quando nos reunimos para buscar uma melhor solução construtiva que atendesse as necessidades do mercado nacional e que fosse rápida de construir. Naquela ocasião, nos deparamos com a ideia das paredes de concreto, que, até então, eram pouco utilizadas no país e, hoje, são um sistema de sucesso no Brasil: já são mais de 200 construtoras fazendo uso deste modelo e mais de 70% das moradias do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ com este sistema implantado. Hoje, as paredes de concreto são uma realidade no país e uma referência no mundo. Agora, nos unimos novamente para buscar essa mesma trajetória de sucesso com os pavimentos de concreto”, concluiu.