30 de outubro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: obras

|

Categorias: Obras

Obras em Ribeirão incluem projetos de mobilidade

As obras de Ribeirão Preto, realizadas pela prefeitura da cidade, inclui 18 grandes projetos e deve ter mais dois ainda em 2023. Entre eles estão 650 km de asfalto novo em 120 bairros.

Esse volume faz parte do programa Ribeirão Mobilidade, criado em 2017, e que deu uma grande arrancada neste ano, com a inauguração de algumas obras e o início de outras. 

Dentre as 30 grandes intervenções viárias programadas, sete foram iniciadas neste ano e seguem em ritmo acelerado em vários pontos da cidade. Além disso, até o final de 2023, outras duas obras serão inauguradas, totalizando 20.

Os dados são da prefeitura da cidade, que também destacou o início da construção dos últimos cinco corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade.

Obras de mobilidade em Ribeirão Preto

Ao todo, o programa abrange 11 corredores, sendo que os seis primeiros já estão prontos. Ligando-se uns aos outros, eles percorrerão a cidade de ponta a ponta, formando uma extensão de 56 km de pistas exclusivas para ônibus por 33 ruas e avenidas da cidade.

O túnel José Bonifácio de Andrada e Silva “Patriarca da Independência” é uma das duas obras a serem entregues ainda neste ano.

Com 381 metros de extensão, ele será o primeiro da cidade. A obra vai interligar três importantes vias da região central. Instalado na avenida Independência, ele passará por baixo da Nove de Julho, ligando-se à Presidente Vargas. Pelo trecho, circularão por dia cerca de 48 mil veículos e 19 mil usuários de ônibus.

A outra obra com conclusão prevista para 2023 é o Trecho 4 do corredor Norte-Sul, com 4,5 km de extensão, que incluiu a construção de uma ponte de 40 metros, em frente ao conjunto João Rossi, e o prolongamento de duas avenidas: a Independência e a Coronel Fernando Ferreira Leite, além de diversas outras intervenções.

Assim que terminar, o Trecho 4 se unirá aos outros três eixos Norte-Sul, somando 21 km de pistas contínuas que passarão por 11 avenidas e ligarão a cidade de norte a sul, do complexo Ribeirão Verde ao Ribeirão Shopping. Pelos quatros trechos, circularão 98 mil usuários de ônibus por dia.

Além delas, o Ribeirão Mobilidade já levou 650 km de asfalto novo a 120 bairros, promovendo o recapeamento completo de mais de 1.600 vias, entre ruas, avenidas e travessas.