15 de março de 2024

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Por: Apelmat

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Tags: obras

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Categorias: Obras

Obras da Linha Laranja do Metrô adotam mais de 600 equipamentos

Por Nelson Valencio e Rodrigo Conceição Santos

A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo deve receber investimentos de R$ 18 bilhões para viabilizar as primeiras viagens até 2026 e todos os detalhes das obras estão na matéria de Capa da nova edição da Revista Apelmat (acesse aqui gratuitamente)

Com 15 estações subterrâneas, um pátio de mais de 200 mil metros quadrados e um contingente de mais de 9 mil pessoas trabalhando, a Linha 6-Laranja do Metrô paulistano é considerada a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina.

O projeto foi estabelecido por uma parceria público-privada entre o governo de São Paulo e a concessionária Linha Universidade, formada pela Acciona, Société Générale, Stoa e Transdev. Em 2021, o consórcio assinou contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compor um total de investimentos previstos em R$ 18 bilhões. Isto deve garantir aportes para todas as necessidades de obras, incluindo uma frota de mais de 600 equipamentos de construção. Os destaques são duas tuneladoras (tatuzões), além de jumbos de perfuração, guindastes e equipamentos de terraplenagem.

Destalhes das obras da Linha Laranja

A líder do consórcio, Acciona, informou que a frota é mista: parte própria e parte locada. Os tatuzões, por exemplo, são próprios, e a escolha pelo que será ou não alugado leva em conta uma administração baseada em fases de planejamento para as diferentes etapas do projeto. “É realizado um estudo dos tipos de equipamentos necessários para cada obra. Além disso, uma infraestrutura com essas características implica ter uma ampla gama de máquinas, que podem ser variadas de acordo com os requisitos tanto estruturais quanto contratuais do projeto”, explicou a Acciona.

A matéria continua na Revista Apelmat.