8 de dezembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: Equipamentos

Empilhadeiras também podem ser monitoradas

As empilhadeiras são responsáveis por movimentar cargas pesadas e operacionalizar toda a logística inbound, tornando-se – ativos essenciais para muitas empresas, desempenhando um papel crucial em muitas operações industriais e logísticas. Para garantir o desempenho confiável e a segurança dessas máquinas, o monitoramento especializado se tornou uma ferramenta fundamental. Essa é a avaliação de Vinicius Callegari, da GaussFleet.

De acordo com ele, entre os benefícios mais críticos está o aumento da segurança, ou seja, as empilhadeiras operam em ambientes muitas vezes movimentados, onde todo cuidado é extremamente importante. Por meio do acompanhamento em tempo real do estado de cada máquina, com identificação antecipada de situações que poderiam levar a acidentes como problemas mecânicos, elétricos e desgaste de componentes, a tecnologia possibilita uma detecção precoce desses problemas e permite com que haja intervenções, evitando acidentes ou incidentes. 

Monitoramento de empilhadeiras para reduzir custos

Ainda segundo o especialista, pode-se implementar a manutenção preditiva: em vez de realizar manutenção em intervalos regulares ou esperar até que uma empilhadeira apresente falhas, a manutenção é agendada com base no estado real dos equipamentos. Isso reduz os custos de manutenção, pois os reparos são feitos quando necessário, evitando gastos desnecessários com peças e mão de obra. 

Com manutenção preditiva, as empilhadeiras ficam mais disponíveis para uso, pois o tempo de inatividade devido a reparos não planejados é minimizado. Isso aumenta a eficiência operacional, permitindo que as empilhadeiras estejam em serviço quando são necessárias, melhorando o fluxo de trabalho e a produtividade.

A manutenção preventiva ajuda ainda a prolongar a vida útil desses equipamentos. O desgaste excessivo e o envelhecimento prematuro são evitados, economizando dinheiro a longo prazo, já que as empresas não precisam investir em substituições frequentes de maquinário. Em algumas indústrias, a conformidade com regulamentações de segurança e manutenção é estritamente monitorada, e ter esse tipo de sistema facilita a documentação de manutenções e verificações de segurança, ajudando as empresas a cumprir os requisitos legais e evitar penalidades.