5 de setembro de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: Equipamentos

Mercado de empilhadeiras elétricas cresce o dobro do diesel

A informação é da Global Industry Analysts Inc, que lançou um estudo sobre esse mercado em nível global. De acordo com o material, as máquinas elétricas apresentam uma velocidade média de crescimento de 3,2% ao ano, que seria o dobro dos equipamentos a diesel. Outra pesquisa, realizada pela RationalStat, aposta que o mercado global de empilhadeiras elétricas deverá atingir US$ 7,1 bilhões até 2028, registrando uma taxa anual composta de crescimento mais de 6%. 

Vários fatores puxariam o crescimento nesse segmento, entre eles o custo operacional das máquinas elétricas, que é apontado como menor em relação aos equipamentos que operam com combustão interna. Outra vantagem é a demanda de manutenção, uma vez que equipamentos elétricos têm menos peças móveis. 

O custo também é impactado pela diferença – a favor da eletricidade – em relação ao consumo do diesel. Silenciosas, as máquinas elétricas ganham espaço na aplicação em centros de distribuição. E, por fim, o avanço na tecnologia das baterias ajuda a vencer a barreira cultural sobre a autonomia dos equipamentos.

Leia também:

Eletrificação avança entre equipamentos pesados 

Estações de carga para empilhadeiras elétricas

Esses dados estão na mira da Fronius, que desenvolveu solução externa para a sala de baterias. Segundo Mariana Kroker, diretora de vendas de Perfect Charging da Fronius do Brasil, o uso da área externa tornou-se uma saída para as atuais necessidades dos centros de distribuição, que estão frequentemente operando no limite da sua capacidade. Com isso, eles precisam de mais espaço para aumentar as frotas mistas de veículos, acomodar infraestrutura necessária para carregamento de baterias, além de atender as normas de segurança.

Ela destaca que a indústria já oferece soluções para montar uma estação móvel de carga de baterias tracionárias completa, para uso externo. A Fronius, por exemplo, desenvolveu a solução em contêiner, Energy Hub, já disponível no Brasil.

A solução tem a facilidade para expansão, com a adição de novos contêineres adaptados de diferentes tamanhos – ou combinando mais de um módulo. A instalação na área externa, por ser mais ventilada, também reforça a segurança tanto para as empilhadeiras e equipamentos com baterias de íon-lítio, que devem seguir normas de segurança durante o carregamento em edifícios, e também para as baterias de chumbo-ácido, que emitem gases tóxicos. 

As estações móveis vêm equipadas com sistema de exaustão de ar, de monitoramento, proteção contra incêndio REI 90 e proteção contra as condições climáticas e temperaturas extremas. E podem ser combinadas com carregadores de bateria de íon-lítio ou chumbo-ácido, sistema fotovoltaico e outros complementos.