26 de janeiro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Categorias: destaques

Guarulhos lança novo parque industrial e tecnológico

A prefeitura de Guarulhos lançou o novo Parque Industrial e Tecnológico, em uma área de 125.000 m2 no bairro de Cumbica, onde empresas que aderirem ao projeto poderão construir suas instalações e receber isenção de IPTU, dentre outros benefícios.

Trata-se de uma área próxima a importantes facilidades logísticas, como o aeroporto internacional (4 km) e as rodovias Presidente Dutra (1 km) e Ayrton Senna (6 km). O projeto é focado em empresas que possuem produtos com tecnologia embarcada. Companhias já presentes no município também poderão concorrer para instalar filiais no parque.

As empresas submeterão seus projetos à Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDECETI) e os vencedores obterão direito aos benefícios do programa, oferecendo como contrapartida ao município geração de empregos e o aquecimento da atividade econômica, industrial e tecnológica de Guarulhos.

Na oportunidade o prefeito Gustavo Henric Costa, mais conhecido como Guti, falou aos empresários sobre a importância da iniciativa para ampliar as vantagens que a cidade já oferece para quem quer empreender, além de reforçar a economia local. 

“Acredito que esse projeto será um divisor de águas na indução da economia do município. A nossa expectativa é gerar entre 3 mil e 4 mil empregos somente na área do Parque Industrial e Tecnológico”, explicou. 

De acordo com a Agência de Desenvolvimento e Inovação (Agende) de Guarulhos, várias entidades apoiaram a criação do parque. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também está entre os apoiadores. 

Segundo ele, entre as vantagens da construção do novo parque está o fato de Guarulhos possuir o maior aeroporto da América do Sul, onde entram 60% dos insumos para pesquisa tecnológica do país; além de ser cortada por importantes rodovias (Fernão Dias, Presidente Dutra, Ayrton Senna) e possuir um forte parque industrial no polo de Cumbica e a proximidade com São Paulo, maior mercado consumidor do país. 

Para Mercadante, Guarulhos tem condições de ter um excelente parque tecnológico e deve impulsionar a economia da cidade e até mesmo nacional.