7 de agosto de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: saneamento

|

Categorias: Obras

Convênio entre Itaipu e Sanepar terá R$ 184 milhões em obras até 2025

A primeira obra de um convênio entre a Itaipu Binacional e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi entregue na última quinta-feira (3/8) em Itaipulândia, no Oeste do Paraná. O empreendimento envolveu uma estação elevatória e cinco quilômetros de rede de esgoto.

Os investimentos totais do convênio somam R$ 184 milhões até dezembro de 2025 e devem gerar mais de 8.800 empregos, entre diretos, indiretos e induzidos em seis cidades:  Itaipulândia, Medianeira, Missal, Santa Helena, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu na região. 

De acordo com a agência estadual de notícias do Paraná, a estação inaugurada em Itaipulândia tem duas bombas submersíveis com capacidade de transbordo de 360 metros cúbicos de esgoto por dia. Para operacionalizar a unidade também foram executados 1,2 quilômetro de linha de recalque, além de 5 km de rede de esgoto. 

Estas estruturas elevam o atendimento de esgoto dos atuais 68% para 80% da população. A estimativa é que a realização da obra tenha gerado 169 empregos diretos, indiretos e induzidos.

Frentes do convênio Itaipu e Sanepar

Outra frente de atuação do convênio é a construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto em Itaipulândia, que também irá atender a cidade de Missal, permitindo a implantação de um sistema integrado de coleta e tratamento de esgoto para os dois municípios.

A nova ETE de Itaipulândia faz parte de um projeto inovador em saneamento, permitindo o acesso ao sistema de pequenos municípios a baixo custo. A ETE terá capacidade de tratar 27 litros por segundo e alta eficiência de remoção de carga orgânica e de nutrientes do efluente. A gestão será integrada entre os municípios.

Leia também:

– Obras de transmissão de energia movimentam construtoras 

Em Missal serão implantados 41 km de rede coletora de esgoto e duas estações de bombeamento. Com isso, os dois municípios estarão próximos da meta de universalização de saneamento. O início das obras está previsto para setembro deste ano.

Além de Itaipulândia e Missal, os municípios de Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Ramilândia e Santa Helena serão contemplados com projetos e obras que incluem a implantação de quatro estações de tratamento, 11 estações elevatórias e mais de 150 quilômetros de rede de esgoto, além de tubulações auxiliares. Em todas estas obras serão aplicadas tecnologias inovadoras e com soluções baseadas na natureza.