8 de agosto de 2023

|

Por: Apelmat

|

Tags: construção

|

Categorias: Obras

Construtora paulista HM Engenharia investe em obra segura

A HM Engenharia criou um programa focado em segurança em seus canteiros, com foco em várias etapas e cobrindo empreendimentos onde atua. Intitulada Obra Segura, a iniciativa adota a conscientização inicial de engenheiros e mestres de obras, que passam a ser divulgadores das ações. 

De acordo com Caroline Garro, gerente de gestão integrada da construtora, os líderes são preponderantes para que a engrenagem funcione perfeitamente. As ações incluem várias etapas de check list, começando na portaria das obras, quando é feito uma avaliação de requisitos básicos como o uso de EPIs.

O próximo passo envolve o deslocamento seguro pelos canteiros, com indicação de trajetos livres de perigos. Como as obras são dinâmicas, o estabelecimento desses corredores é encampado pela liderança, com inspeções regulares. 

Trabalho em altura e outros riscos

Por fim, o trabalho que envolve riscos, caso das atividades feitas a alturas superiores a 2 metros, é uma das etapas mais inspecionadas. São atividades que envolvem desde içamento de materiais a escavações, entre outros. 

Nesses casos, a HM orienta a liderança operacional a ter uma visão macro do que ocorre na semana para se programar e realizar acompanhamento de perto, além do cumprimento dos procedimentos necessários. 

Leia também:

– Komatsu lança simulador portátil de segurança para radiadores

No caso de acidentes, o programa prevê o “Lições Aprendidas”, uma ferramenta criada para, após registrar ocorrências e, assim, possibilitar a abertura de uma investigação para saber o que houve, definir e divulgar as causas e como evitar que o problema se repita. 

As inspeções diárias de segurança são feitas online, avaliando as condições de trabalho dos canteiros de obras de forma mais ágil e levando à tomada de decisão mais assertiva, segundo a gerente. 

Desde sua criação em 1947, a HM já projetou e construiu mais de 140 mil unidades habitacionais, estando presente em mais de 120 cidades do país. A construtora trabalha com empreendimentos completos, etapa por etapa: da concepção da planta aos detalhes do acabamento.