2 de fevereiro de 2021

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Por: Apelmat

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Tags: Macroanel, rodoanel, rodovias

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Categorias: Obras

Conheça o Macroanel, a rodovia que circulará por fora o Rodoanel

Existe um projeto de uma espécie de rodoanel, que circulará a quilômetros de distância do atual: o Macroanel Rodoviário Paulista, que está sendo considerado a próxima grande obra de infraestrutura do Estado de São Paulo. O Macroanel tem o objetivo de tornar mais rápido e barato o escoamento da produção advinda de todo o país para modais de transporte importantes, como o porto de Santos e o aeroporto de Viracopos.

Em junho de 2018, foi publicado no Diário Oficial o decreto de número 63.489 que instituiu grupo de trabalho com o objetivo de planejar a criação dessa obra rodoviária. O próximo passo é apresentar o conceito do Macroanel em uma série de audiências públicas e a sociedade poderá enviar suas contribuições.

O novo eixo não prevê exatamente a construção de novas estradas, mas a utilização de rodovias já existentes. Serão aproximadamente 600 quilômetros de extensão, sendo que aproximadamente 340 quilômetros já integrantes do Programa de Concessões do Estado de São Paulo, e os restantes 280 quilômetros, composto de trechos que devem ser ampliados ou requalificados.

De acordo com a Artesp, que é a responsável pela ideia, a duplicação das vias melhora as condições de segurança nas rodovias, além colaborar para o desenvolvimento socioeconômico regional, gerar empregos por causa das obras e fomentar o turismo nas regiões litorâneas. Um dos objetivos do Macroanel é fazer com que os caminhões não usem, por exemplo, o Sistema Anchieta/Imigrantes. Também é possibilitar um trânsito mais fluído ao criar alternativas para os caminhoneiros chegarem ao porto de Santos.

Se o Rodoanel tem como objetivo tirar caminhões da cidade de São Paulo, o Macroanel faria esse papel na grande São Paulo. O novo eixo cortaria as seguintes cidades: Campinas, Sorocaba, Juquiá, Pedro de Toledo, Praia Grande, Santos, Guarujá, Bertioga, Mogi das Cruzes, Jacareí, e por fim de volta a Campinas.

É importante os esforços, pelo menos ainda na fase de estudos, por parte de agências estaduais, para aumentar o escoamento de cargas e passageiros por meio de rodovias. Melhor ainda seria se estes esforços fossem empregados também nas ferrovias, para que diminuíssemos a dependência do modal rodoviário.

Fonte: Via Trolebus