11 de abril de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: segurança

|

Categorias: Gestão

Armac reduz em 70% a frequência de acidente com afastamento

Referência em prestação de serviços e locação de máquinas pesadas e equipamentos, a Armac reduziu todas as suas métricas de acidentes com seus profissionais. De 2022 para 2023, a empresa baixou em 71% a taxa de frequência de acidentes com afastamento (quantidade de acidentes que ocorre a cada 1.000.000 de horas trabalhadas). Outro número que caiu – em 67% – foi o de acidentes com afastamento. A taxa de gravidade (quantidade de dias perdidos a cada 1.000.000 de horas trabalhadas) igualmente foi diminuída em 62%.

Os dados são importantes, principalmente considerando que a Armac tem mais de 6 mil colaboradores e atua em mais de 450 operações por todo o Brasil. Para Luciano Rocha, vice-presidente Comercial da Armac, os números são resultado do investimento em segurança feito pela empresa. “Investir em segurança significa proteger a vida das pessoas e respeitar cada colaborador que veste nosso uniforme. Nós e nossos clientes queremos trabalhar no mais alto padrão de segurança, priorizando a integridade física de nossas equipes”, explica Rocha. 

Estratégias da Armac para reduzir acidente

Ele também destaca os treinamentos e o trabalho próximo aos colaboradores da linha de frente, com ações diretas e uma política intensa de conscientização sobre segurança, comportamento preventivo e uso correto de EPIs. A disseminação das Regras de Ouro, dez orientações sobre comportamentos seguros, e o PAEX (Programa Armac de Excelência) são alguns exemplos das iniciativas.

“Acreditamos que excelência e segurança andam, obrigatoriamente, de mãos dadas. Antes de buscarmos eficiência máxima, nas oficinas ou nas operações, temos de cuidar do bem-estar e da vida dos colaboradores, dos clientes e das comunidades que cercam nossas operações”, complementa Antônio Clemente, diretor de Operações da Armac.

Com 10 mil ativos entre linha amarela, caminhões e empilhadeiras, entre outros tipos, a Armac mantém operações em todas as regiões do Brasil e conta com estruturas mecânicas, comerciais e administrativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pará e Amazonas. No total, são 6 mil colaboradores.

A empresa tem três modelos de negócios: prestação de serviço para operações contínuas e de longo prazo, locação de máquinas pesadas e equipamentos e venda de seminovos. A primeira loja foi inaugurada no segundo semestre de 2023, em Cotia (SP).