2 de fevereiro de 2024

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Equipamentos

Armac e Yara apostam na formação de mulheres operadoras

Em 2023, a Armac e a empresa de fertilizantes Yara capacitaram 60 mulheres para operar equipamentos fora-de-estrada. A maioria (32 mulheres) foram capacitadas em Cubatão (SP), sendo que boa parte das novas profissionais foi contratada para operar em empresas do litoral paulista. As outras 28 mulheres foram formadas no Rio Grande do Sul, logo no comecinho de 2023.

“Criar políticas internas para tornar as operações e oficinas mais diversas e amigáveis passa pela educação, para que as mulheres tenham oportunidades concretas de se capacitarem, se qualificarem e se inserirem neste nicho do mercado de trabalho”, disse Antônio Clemente, diretor de operações da Armac.

Leia também:

– Vai ter mulher, e famosa, na operação de equipamentos sim

Mulheres operadoras e mais diversidade no setor

Segundo ele, os treinamentos fazem parte das iniciativas da Armac para ampliar a diversidade de gênero na empresa e no setor de equipamentos, que historicamente é dominado por homens. “De dezembro de 2020 a setembro de 2023, a porcentagem de profissionais do sexo feminino triplicou nas operações da companhia

No ano passado, uma turma do curso de mecânica da Academia Bravos, escola própria da empresa, teve o mesmo número de mulheres e homens na formatura. Um outro exemplo do crescimento da participação das mulheres é uma operação da Armac no Rio Grande do Sul, onde 100% das operadoras de máquinas são mulheres”, informou a companhia, em comunicado para a imprensa.

A Armac tem cerca de 10 mil ativos, entre equipamentos da linha amarela, caminhões, plataformas elevatórias, empilhadeiras e grupos geradores de energia. Além de locação de equipamentos, a empresa também vende os seminovos e presta serviços para operações contínuas e de longo prazo. Atualmente, a Armac tem cerca de seis mil funcionários.