Yanmar vai triplicar fábrica de Indaiatuba (SP)
A Yanmar vai investir R$ 280 milhões na construção de uma nova fábrica no Distrito Industrial de Indaiatuba (SP). O projeto será executado em etapas até 2030 e tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva, unificar operações e modernizar processos.
O terreno terá cerca de 140 mil m², três vezes maior que a área atual da empresa na cidade. A previsão é gerar 100 empregos diretos e indiretos até 2029.
Fases da ampliação
A primeira fase, com 36 mil m², deve entrar em operação em 2027. Com a nova estrutura, a produção anual de tratores em turno único passará de 5 mil para 7 mil unidades. A fabricação de modelos com maior índice de nacionalização subirá de 10 para 15 unidades por dia, chegando a 20 por dia em 2029.
Leia também:
Yanmar fecha 2024 com crescimento de 20% e anuncia novidades para 2025
A fábrica contará com processos automatizados, linha de montagem tracionada, controle automático de torques e inspeções, além de melhorias em logística, segurança e ergonomia. Parte do investimento será destinada à compra de novos equipamentos e à construção de docas com sistemas elevatórios.
“Hoje, enfrentamos desafios de espaço, estoque e logística de peças. A nova fábrica será fundamental para superarmos esses obstáculos e atendermos à demanda do mercado”, diz Wagner Santaniello, gerente de inovação e marketing da Yanmar South America.
Com a ampliação, a meta da empresa é elevar o market share no segmento de tratores de 10% para 12%, manter a competitividade nas vendas de miniescavadeiras, além de ampliar participação nos demais segmentos de equipamentos que oferta.