Volvo CE inaugura instalações para produção de carregadeiras elétricas na Suécia
A Volvo CE, marca da fabricante para equipamentos de construção, expandiu sua fábrica em Arvika, na Suécia, para produzir carregadeiras elétricas. Com 1,5 mil m², o novo prédio foi construído em menos de um ano com o investimento de US$ 6,3 milhões.
As instalações incluem um centro de testes, produção e finalização das máquinas. Os visitantes terão a oportunidade de testar os novos modelos recém-saídos da linha de montagem.
Ações para descarbonização
O investimento faz parte de uma estratégia ampla da Volvo CE para promover soluções elétricas em toda a sua presença global, trazendo benefícios diretos para clientes em diversas regiões do mundo. A marca tem a meta de encerrar a produção de equipamentos movidos a combustíveis fósseis até 2040, com 35% de vendas de máquinas elétricas já em 2030.
A produção de carregadeiras elétricas acontece numa planta já reconhecida por minimizar o impacto ambiental de suas operações. A unidade já vem implementando diversas iniciativas para reduzir sua pegada de carbono nos últimos anos e conseguiu reduzir em 350 toneladas as emissões de CO2.
A fábrica de Arvika avalia que as novas instalações trazem a estrutura necessária para impulsionar a eletrificação e expandir o portfólio global de carregadeiras elétricas.
Leia também:
Eletrificação avança entre equipamentos pesados
LiuGong apresenta carregadeira elétrica na M&T Expo
Equipamentos elétricos da Volvo CE no Brasil
Em 2024, a fabricante lançou duas máquinas compactas elétricas no Brasil – a Volvo L25 Electric e a Volvo ECR25 Electric. A primeira é uma carregadeira de rodas compacta com peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas. As baterias de Lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso, segundo a fabricante.
Já a Volvo ECR25 Electric é uma escavadeira compacta elétrica com peso operacional de 2,7 toneladas voltada para operações silenciosas, como obras em hospitais, ou para uso no campo, principalmente na criação de animais, de forma a não interferir em seu bem-estar.