22 de novembro de 2021

|

Por: santelmo

|

Categorias: Sem categoria

Veja como aumentar a produtividade no bombeamento de concreto

O concreto bombeado é utilizado para facilitar as obras, economizar tempo, garantir a qualidade e produtividade no canteiro de obras. Para isso, utiliza-se uma bomba de alta potência que transporta o concreto produzido na betoneira para o ambiente que será aplicado. Ele é uma alternativa inteligente na construção civil, principalmente para os pontos de difícil acesso no canteiro de obras.

De acordo com o engenheiro e técnico mecânico, Ricardo Lessa, o concreto bombeado é todo concreto que tem características de dosagem que permitem ser transportadas por tubulações rígidas (de aço) ou tubulações flexíveis (de borracha). “Ele é responsável por criar um filme deslizante na parede interna da tubulação, que diminui o atrito do movimento com as paredes da tubulação, permitindo o seu transporte a grandes distâncias — seja vertical ou horizontal”, explica Ricardo Lessa.

Por isso, quando conseguimos transportar o concreto por tubulação, ou seja, bombeado, consideramos que este concreto tem qualidade. De acordo com ele, as principais vantagens em utilizar concreto bombeado nas obras são a possibilidade de obter mais economia de tempo e dinheiro, garantia de um concreto mais rápido e com maior precisão, redução de mão de obra, aumento de produtividade, de lucros e resultados. “Dessa maneira, a construtora pode se organizar melhor para receber e distribuir o concreto, estabelecer uma programação das usinas de concreto e a logística das autobetoneiras, proporcionar momentos de descarga mais previsíveis, evitar interrupções e atrasos”, avalia Lessa.

No quesito segurança, é possível reduzir a movimentação de carga no local de trabalho, gerando menos riscos e melhorar a eficiência. Lessa conta que o concreto bombeado é o sistema mais utilizado em todo mundo para colocação do concreto. “Ele pode ser transportado por tubulação rígida e/ou flexível e colocados com mastros separados para distribuição de concreto mecânicos (spiders) e/ou hidráulicos (mastros separados)”, detalha. Contudo, é importante que a contratante (construtora) e a contratada (concreteira ou empresa de bombeio) planejem e projetem, em conjunto, este trabalho.

Veja algumas dicas para aumentar a produtividade no bombeamento de concreto:

– Invista em um contrato detalhado e claro sobre as obrigações de todas as partes;

– Respeite a qualidade do concreto bombeado para que não haja entupimentos no momento do bombeamento;

– Tenha uma empresa de controle da qualidade que fique responsável na auditoria do concreto;

– Utilize bons equipamentos para a distribuição do concreto na obra;

– Tenha cuidado com a limpeza do equipamento de bombeio.

Fonte: Concrete Show Digital