8 de abril de 2020

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Mercado

Sotreq recebe certificação internacional da Caterpillar

No mundo, apenas 11 revendedores Caterpillar são certificados no programa S.O.D.A. (Service Operations Development & Assessments). Agora a Sotreq faz parte desse time. Após um processo de auditoria, a empresa brasileira está classificada como Dealer World Class, com garantia de padrões de qualidade para os serviços e processos, o que assegura entregas de alto valor agregado aos clientes de soluções e máquinas Cat.

O Centro de Remanufatura de Componentes (CRC) de Contagem, em Minas Gerais, é o responsável por esse feito. "O S.O.D.A. compreende um conjunto de padrões, estabelecidos em nível internacional, para centros de reforma de componentes. Receber a classificação World Class é ser reconhecido pelo fabricante, a Caterpillar, como pertencente à elite dos CRCs ao redor do mundo no que tange ao controle dos processos, controle de contaminação, redundando em um nível máximo de qualidade", explica Rafael Campos, gerente de serviços do CRC.

Essa certificação não acontecia desde 2013, afirma Campos e coloca a Sotreq novamente em um nível de excelência mundial em termos de qualidade de serviço, processos, controle de contaminação e melhoria contínua. No processo de auditoria da Caterpillar, são avaliados dez processos e mais de 250 padrões.

Para Campos, os pontos que garantiram a volta do S.O.D.A. são "perseverança para recolocar os processos de reforma e controle de contaminação em um nível ótimo, investimento em infraestrutura, ferramental, equipamentos (tais como bancadas de teste capazes de avaliar componentes de maior porte e lavadoras também de porte superior) e, finalmente, investimento em capacitação técnica".

Segundo o executivo, o reconhecimento da eficiência e qualidade dos padrões de qualidade da Sotreq traz ganhos importantes. Além de aumentar a credibilidade perante o cliente, estreita a relação com a Caterpillar.

"Em termos quantitativos, é difícil dimensionar o quanto essa certificação aproxima ainda mais as duas empresas. Entretanto, podemos salientar que o S.O.D.A. é uma chancela concedida aos CRCs reconhecidos por prestarem serviços com excelência sob o ponto de vista da Caterpillar. Assim, podemos considerar que ela nos reconhece como uma extensão de suas fábricas de componentes", avalia o gerente de Serviços do CRC de Contagem.

O Centro de Remanufatura de Componentes trabalha com base em uma linha de produção industrial. O trabalho, explica, consiste em fazer com que os componentes ou subcomponentes tenham de volta o seu estado de novos, além de inserir as mais recentes inovações tecnológicas da Caterpillar.

“Esse processo garante a mesma vida útil, performance e garantia dos componentes novos nos serviços realizados em motores, transmissões, comandos finais, diferenciais, cilindros hidráulicos e bombas”, diz Campos.