27 de outubro de 2020

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Por: Apelmat

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Tags: caminhões, locação

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Categorias: Equipamentos

Segurança na operação de caminhões basculantes

Nas obras de terraplenagem, a operação de caminhão basculante está entre os trabalhos mais comuns, onde a rotina comum desses veículos é transportar material escavado para bota-foras. Na escavação e aterro de médio e grande porte, ou em áreas de mineração, dezenas de basculantes atendem a rotina das linhas de produção, o que requer uma disciplina de operações e procedimentos de segurança para evitar acidentes.

Os cuidados são vários e vão além das atividades de carregamento, a começar pelo preparo dos motoristas dos caminhões e operadores de escavadeiras, que precisam de treinamento para esse trabalho. As manutenções devem estar em dia e os veículos não podem apresentar vazamentos, principalmente de óleo hidráulico e do motor, para que não haja comprometimento das operações, nem risco para o meio ambiente. Qualquer óleo que escorra da máquina pode significar multa severa, por isso é necessária fiscalização assídua nesse aspecto.

As luzes de sinalização e alarmes de movimentação dos veículos também precisam estar em boas condições, para evitar acidentes. Em muitas obras, os caminhões basculantes saem do canteiro e trafegam por rodovias e centros urbanos para chegar até o destino no bota-fora, por isso devem estar bem sinalizados e enquadrados nas leis de trânsito.

O cuidado com a destinação do material, que deve ser descarregado em bota-fora legalizado, é um dos pontos fundamentais no trabalho. “O caminhão com terceiro eixo precisa estar com o peso bruto total (PBT) de 23 toneladas”, informa José Antonio Spinassé, diretor da Luna Locações e Transportes. “Se tiver quarto eixo, o peso deve ser de 29 toneladas”, acrescenta.

Quando a escavadeira despeja o material na caçamba, é o operador desse equipamento que determina o ponto de carga e o motorista do caminhão faz as manobras para ajustar o veículo no local. “Essa regra serve também para quem opera pá-carregadeira. O operador desse equipamento precisa ter noção da manobra e da altura de despejo da caçamba. O tombamento do material é feito de maneira bem distribuída dentro da caçamba basculante do caminhão e o operador faz o nivelamento de topo da carga”, descreve Spinassé.

Dessa forma, o operador sabe quantas caçambadas são necessárias para que o caminhão possa ser carregado dentro dos limites, para não trafegar com espaços vazios, nem com excesso de carga. Além dos cuidados com carregamento, deve haver uma área mínima definida pela equipe de produção da obra, para a realização dessas operações. Os raios de curva de caminhões e pás-carregadeiras precisam ser considerados, assim como os trajetos internos no canteiro de obras precisam ser definidos e bem sinalizados.

Suporte do terreno

Sandy Padilha, consultor da Criando Excelência Operacional Empresarial (CEOE), orienta que o terreno onde são efetuados os carregamentos de material tenha suporte suficiente para que o caminhão carregado realize manobras sem o perigo de atolar ou tombar. “Esse aspecto é imprescindível e deve ser checado antes de se iniciar uma obra. Caso se comprove que o terreno não tenha sustentação suficiente, é necessário fazer troca de solo ou a forragem com rachão e brita, proporcionando o suporte necessário”, explica.

Caso seja utilizado rachão para reforçar os pontos de circulação do caminhão, ele deve ser recoberto com bica corrida, para não agredir os pneus. “Dentro do canteiro de obras com pouco ou muito espaço para manobras, os cuidados são redobrados no trajeto interno, com regras de movimentação de outros equipamentos e de pessoal. A mesma atenção é necessária nas áreas de carregamento e descarregamento, quanto às redes elétricas, de água, gás, galerias pluviais e redes de esgoto”, enumera Padilha.

De acordo com ele, todo material que não for bem acomodado na caçamba do caminhão pode causar problemas, contudo as cargas de solo mole são as mais perigosas, pois se movimentam na caçamba e podem inclusive tombar um caminhão. Os cuidados com o descarregamento também são fundamentais, porque envolvem a operação de ré dos caminhões. “A falta de suporte do terreno no local de descarregamento e a má operação do caminhão, principalmente quando o operador deixa a caçamba levantada para sair do local de descarregamento, são situações que podem causar o tombamento do veículo”, finaliza.