13 de março de 2024

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Por: Apelmat

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Tags: tecnologia

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Categorias: Tecnologia

Seconci-SP usa aplicativo para levantamento técnico de obras

A equipe técnica de segurança do trabalho do Serviço Social da Construção (Seconci-SP) adotou o aplicativo Btime em seus levantamentos e análises de risco nos canteiros de obras. Segundo a entidade, o recurso está sendo usado em todo o estado de São Paulo e foi desenvolvido especialmente para as necessidades da entidade, proporcionando agilidade, qualidade e rastreabilidade das informações.

Dois especialistas estão à frente do projeto: José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, e Ricardo Marcon, coordenador de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Vantagens do aplicativo do Senconci-SP

De acordo com eles, o aplicativo introduz uma nova forma de atuação dos técnicos de segurança em campo, que deixam as anotações em papel e passam a usar o celular como meio de apontamento. Os celulares corporativos usados pelos técnicos ter espelhados os laudos e programas de segurança, sendo que os dados anotados vão direto para a central de digitação da entidade. 

Entre as vantagens, os especialistas destacam a minimização de erros na etapa anterior de transcrição das informações do papel para os arquivos digitais. Outro ganho é a rapidez na digitação e na transmissão das informações. Com isso, eles também destacam o aumento de produtividade nas inspeções, porque o técnico pode dirigir-se diretamente a outro canteiro após visitar uma obra e não precisa mais voltar à unidade do Seconci-SP.

O novo processo também é mais sustentável, com a eliminação do uso de papel e na economia de combustível derivada da redução dos deslocamentos dos técnicos. Ambas as etapas ajudam na redução das emissões de gases de efeito estufa.

O aplicativo traz ainda uma visão gerencial sobre as tarefas que estão sendo feitas e as finalizadas, quem as realizou, em que localização geotécnica, com horário de início e fim. Ele ainda permite a inserção de imagens e vídeos, para a elaboração dos documentos requeridos. As informações transmitidas sincronizam-se com a plataforma onde todas as informações a respeito estão armazenadas.