8 de março de 2024

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Social

Porto de Santos incentiva inclusão feminina

Considerado o maior Porto da América Latina, o Porto de Santos é também um polo de desenvolvimento da força de trabalho feminina. Na DP World Brasil, complexo portuário multipropósito, as mulheres são incentivadas a buscarem o protagonismo dentro do terminal. A DP World é o único terminal do cais santista a contar com uma operadora de portêiner e uma operadora de costado. A empresa possui ainda um compromisso com o desenvolvimento de mulheres e fomenta iniciativas específicas para desenvolver carreiras femininas.

Nos 10 anos de história da DP World no Brasil, houve um aumento de mais de 200% no número de mulheres da empresa. Hoje, o terminal conta com 297 mulheres no quadro de funcionários, que estão presentes nas áreas administrativas (Financeiro, Jurídico, Comercial, Recursos Humanos, Meio Ambiente, entre outros) e nas operações, sendo que 41% do público feminino desempenha funções operacionais – as quais, tradicionalmente, eram majoritariamente ocupadas por homens.

Mulheres na liderança no Porto de Santos

O terminal também celebra as mais de 30 mulheres que ocupam cargos de liderança, um salto de 30% em cinco anos. Entre as posições, estão supervisoras, coordenadoras, gerentes e diretora. Somente no ano passado, 77 mulheres foram contratadas e 25 foram promovidas.

O tema “Empoderamento Feminino” compõe uma das três principais áreas de legado que o Grupo DP World definiu em sua estratégia de Sustentabilidade, baseado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS5) da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é criar oportunidade de carreira para mulheres, além de gerar impacto positivo e duradouro na trajetória das integrantes. “Temos orgulho de sermos pioneiros na valorização das mulheres no Porto de Santos. Trabalhamos de forma consistente para melhorar a representatividade feminina na companhia e trazer a discussão sobre a importância da diversidade para o nosso dia a dia”, comenta Alcino Therezo, Diretor de Pessoas da DP World.

Para sustentar essas iniciativas, o Grupo conta com programas de mentoria, como o MentorHer, por exemplo, que consiste em sessões de mentoria com profissionais sêniores para mulheres em ascensão de carreira. Em cinco edições, o programa já certificou mais de 50 participantes. Em 2022, por exemplo, as profissionais dedicaram mais de 4,5 mil horas em treinamentos, entre eles a capacitação para as 44 operadoras de ITV (carreta) em parceria com o SENAI, o que corresponde a 38% das mulheres presentes na operação, com investimento de mais de R$ 65 mil.