18 de abril de 2024

|

Por: Apelmat

|

Tags: ferrovias

|

Categorias: Obras

Obras em ferrovia avançam em Votuporanga

As obras ferroviárias no entorno da cidade de Votuporanga, no Interior de São Paulo, estão avançando dentro do projeto de expansão da Rumo Logística, empresa responsável pela linha férrea na região. A concessionária estaria trabalhando em ritmo acelerado na construção de um pontilhão e de uma espécie de ‘túnel’ para acabar com os chamados conflitos urbanos, de acordo com o site A Cidade Votuporanga, a

As obras no município fazem parte do contrato de renovação da malha paulista, o que resultará em um investimento de R$ 6,1 bilhões nas ferrovias do estado de São Paulo, sendo que R$ 1,2 bilhões destinados para solucionar conflitos urbanos, segundo o informativo. 

A reportagem aponta que um desses conflitos é justamente nas passagens de nível que dão acesso ao bairro Sonho Meu e à antiga Colônia da Fepasa, onde constantemente os vagões de trens bloqueiam a travessia atrapalhando os moradores de seguirem para os seus trabalhos ou residências.

Benefícios com as obras de ferrovia emVotuporanga

A solução apontada para o problema será a construção de uma espécie de “túnel” no cruzamento da avenida República do Líbano com a rua Mário Longo. Dessa forma, todo o fluxo de trânsito se dará por aquela região, por baixo da linha férrea, não havendo mais bloqueios. Além de garantir a mobilidade urbana, as obras tendem a acelerar o desenvolvimento da região Sul, já que a barreira (linha férrea) será transposta.

Já na Estrada do 27, toda a estrutura do pontilhão sobre a linha férrea já pode ser vista de longe. Com os investimentos, o fluxo de veículos passará por cima da linha do trem, evitando longos períodos de espera no cruzamento. A previsão inicial é de que os trabalhos sejam concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

“Além de resolver os conflitos urbanos com o trem e a buzina, que tanto incomodam os moradores da região, essas obras também estão gerando centenas de empregos diretos e indiretos, fortalecendo nossa economia. Com planejamento e dedicação, estamos atendendo às necessidades da nossa população”, avaliou o prefeito da cidade, Jorge Seba.