27 de outubro de 2020

|

Por: Apelmat

|

Tags: infraestrutura, obras, pavimentacao, saneamento

|

Categorias: Mercado

Ministério da Infraestrutura entregou 66 obras até setembro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da abertura da Paving Virtual na última terça-feira, dia 29.  Ele afirmou que o ministério se manteve plenamente ativo neste ano. “Nada foi mudado no que tínhamos planejado antes da pandemia”, disse. Com isso, o ministério chegou a setembro com 93% do orçamento executado, o que responde a 66 obras entregues. “Isso é maior do que o número de semanas de um ano”, acrescentou.

De acordo com Tarcísio, a infraestrutura vai ser uma alavanca para a retomada em 2021. “Teremos muitos leilões no próximo ano. Atualmente, são 30 ativos em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). Vamos contratar os R$ 250 bilhões de investimento até 2022”, comentou. Para ele, o investidor virá para o Brasil porque o que ele busca o país tem condições de entregar. E isso vai colaborar com a questão da falta de recursos públicos para a área.

O ministro ressaltou que um dos pilares do trabalho realizado pelo ministério é a transferência massiva de ativos para a iniciativa privada. “Realmente, não adianta ficar brigando todos os anos para receber somente 6% do orçamento, enquanto a iniciativa tem muito dinheiro. São US$ 17 trilhões com juros negativos investidos, por exemplo, em instrumentos do tesouro, que não estão dando retorno e podem vir para a área de infraestrutura nacional”, avaliou. “O investidor está em busca de estabilidade, contratos mirando longo prazo e retorno. Temos capacidade de proporcionar um retorno real de 8% a 11% ao ano”, acrescentou.

Tarcísio falou, ainda, sobre a importância de finalizar as obras em andamento. “Teremos novas obras no próximo ano para combater mazelas antigas. Mas, nosso foco está naquelas que estão rodando porque num cenário de pouco recurso não podemos pulverizar o dinheiro em um monte de projetos e não finalizar”.

O marco legal do saneamento também foi lembrado pelo ministro, que ponderou sobre o potencial de mercado nesse segmento, que possui tarifa vinculada, assim como ele citou a valorização do modal ferroviário, por meio da realização de obras por todo o país.

Fonte: Assessoria de Imprensa