16 de julho de 2025

|

Por: Redação

|

Tags: mineracao

|

Categorias: destaques, Equipamentos

Metso lança serviço para manter pedreiras em operação contínua

A Metso anunciou um novo modelo de atendimento para operações de agregados e mineração com o objetivo de eliminar paradas não programadas. O Serviço de Prontidão Operacional foi desenvolvido para garantir substituição rápida de equipamentos críticos, especialmente britadores do modelo HP e seus componentes, quando há risco de falha.

O funcionamento é direto: ao identificar um problema, a equipe técnica é acionada e envia um equipamento ou componente pronto para uso, sem que o cliente precise aguardar pelo diagnóstico ou reparo da peça original. “O diferencial é o tempo de resposta. O cliente recebe um novo ativo antes mesmo de enviar o equipamento para reforma, mantendo a produção ativa”, explica Filipe Sena, gerente de Serviços de Campo da Metso.

Processo da Metso

A solução está disponível em diferentes modalidades de contrato. Para componentes específicos, como cabeça e conjunto de bojo, a empresa oferece a permuta: o cliente recebe a peça funcional e devolve a danificada depois. Em casos de reparo completo, a substituição também ocorre de forma imediata.

Segundo Welington Paula, sales assistant Manager da Metso para Reformas e Serviços de Campo, o modelo reforça a proposta de parceria em campo. “Queremos que o cliente tenha segurança de que, se houver falha, estaremos prontos para atender com agilidade”, afirma.

Com essa abordagem, a Metso busca transformar a manutenção corretiva em um processo previsível e rápido, reduzindo impactos no planejamento das plantas. Mais do que resposta emergencial, a iniciativa é apresentada como uma ferramenta estratégica para garantir operação contínua, reduzir riscos e aumentar a confiabilidade das pedreiras e mineradoras.