3 de maio de 2024

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Por: Apelmat

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Tags: equipamentos

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Categorias: Lançamento

“Equipamento é ‘hard’, ‘simple’ é a mecânica”, diz chairman da LiuGong

Por Rodrigo Conceição Santos – 

No mês de abril, a LiuGong fez uma incursão no mercado brasileiro de infraestrutura, mineração e agrícola. A exposição na M&T Expo 2024 foi o primeiro passo (leia mais aqui). Depois, e simultaneamente, a fabricante expôs na Agrishow e apoiou um dos seus principais revendedores no país, a Sarandi Tratores, na inauguração de uma filial em Jundiaí, no interior de São Paulo, onde esteve o chairman e CEO global da LiuGong, Mr. Zeng Guang’an.

Mr Zeng - chairman e CEO da LiuGong

Mr Zeng, chairman e CEO da LiuGong

“O Brasil está entre os nossos top 5 mercados para a LiuGong”, declarou Zeng. Segundo ele, a companhia mantém negócios no país desde 2008, sendo que, a partir de 2018, a presença local vem sendo melhor estruturada.

O Brasil faz parte da atuação regional da LiuGong na América Latina, onde tem 22 revendedores. Somente aqui, são 12, entre os quais a Sarandi Tratores, que atende os estados de São Paulo e Paraná, onde foi fundada há 45 anos na cidade que lhe emprestou o nome (Sarandi). “Estamos inaugurando a nossa terceira filial agora em Jundiaí. Concentraremos 65% das nossas vendas para o estado de São Paulo aqui”, explicou Odauro Vitoriano, presidente da Sarandi. Hoje, São Paulo é o principal mercado para a empresa.

Nova filial da Sarandi Tratores e estrutura da LiuGong

A nova filial também deve abrigar a maior parte das peças de reposição da LiuGong. Conforme explicou Herbert Francisco, diretor de operações estratégicas da fabricante na América Latina durante a M&T Expo, atualmente há cerca de R$ 80 milhões em estoque de peças de reposição, sendo que metade fica na unidade de montagem de equipamentos (SKD) de Mogi Guaçu (SP).

Esses estoques atendem a uma população de 30 mil equipamentos da LiuGong que atuam na América Latina (65% no Brasil). “Para este ano, projetamos vender mais 2,8 mil equipamentos no país, além de outros 1,3 mil na América Latina”, diz Herbert. Isso totalizaria 4,1 mil equipamentos, representando um crescimento importante frente às 3 mil máquinas vendidas na região no ano passado.

Para Mr. Zeng, esse avanço demonstra a importância do mercado brasileiro para a marca. Segundo ele, o Brasil tem uma condição única na América Latina, pois reúne uma cadeia de fornecimento estruturada, ao mesmo tempo em que tem um mercado interno consumidor considerável.

Quanto à capacidade competitiva da marca frente a outros players que estão há mais tempo no país, o CEO da LiuGong defende a simplicidade operacional das suas máquinas, ao mesmo tempo em que eleva a sua qualidade técnica. “Hard tech, easy mechanic”, definiu, explanando que a qualidade de seus equipamentos se equivale às demais marcas do mercado, principalmente no que diz respeito à produtividade.