11 de agosto de 2026

|

Por: Miriam Leite

|

Categorias: destaques, equipamento

Bomag vê mercado brasileiro de máquinas elétricas ainda pouco expressivo

A eletrificação dos equipamentos de pavimentação ainda encontra um mercado restrito no Brasil. A avaliação é da Bomag, fabricante alemã que identifica o Norte da Europa como principal mercado para suas máquinas elétricas.

Carlos Forghieri, gerente comercial da empresa, afirma que existe intenção de ampliar a presença desses equipamentos em outros mercados, incluindo o Brasil.

Por aqui, porém, a demanda ainda está concentrada em operações específicas.

“Por aqui, a demanda maior são em pedreiras, o que mostra um mercado pouco expressivo”, afirma.

Para ampliar esse espaço, a Bomag entende que é necessário apresentar novas aplicações para os equipamentos elétricos e demonstrar os benefícios proporcionados pela tecnologia.

Entre os argumentos estão a eficiência operacional, o menor custo de manutenção e a redução da poluição atmosférica e sonora.

A questão econômica também aparece como um fator relevante para a expansão. Forghieri avalia que a revenda de equipamentos elétricos da linha leve é mais simples e barata, citando máquinas como compactadores de percussão, placas vibratórias e placas bidirecionais.

Nas máquinas pesadas, porém, o cenário ainda depende da evolução do mercado.

“Para as máquinas pesadas, já é mais uma questão de tempo para barateamento de peças e otimização do mercado”, diz.