15 de janeiro de 2026

|

Por: Redação

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: destaques, Equipamentos

Apelmat fala sobre roubo e furto de máquinas à TV Record

O roubo e o furto de máquinas pesadas de construção foram tema de uma entrevista cedida pela Apelmat para a TV Record nesta quinta-feira 15.01. A conversa, com participação do associado Eurimilson Daniel, diretor da Escad Rental, abordou o avanço desse tipo de crime e os impactos diretos para locadores, construtoras e usuários de equipamentos.

Na avaliação da Apelmat, a exposição do tema em um veículo de grande alcance é parte de um esforço para ampliar o debate público e sensibilizar autoridades, indústrias, seguradoras e demais agentes da cadeia sobre a necessidade de ações coordenadas para enfrentar esse tipo de crime.

O roubo de máquinas como escavadeiras, retroescavadeiras, pás carregadeiras e tratores tem se tornado recorrente em canteiros de obras e áreas industriais. Afinal, equipamentos de alto valor, mobilidade relativa e facilidade de revenda no mercado ilegal tornam o segmento atrativo para quadrilhas especializadas.

Prejuízos vão além da perda do equipamento

Além da perda patrimonial, o roubo de máquinas gera impactos operacionais e também para a sociedade. Isso porque o crime causa interrupção de obras, necessidade de locação emergencial de equipamentos e o aumento de custos logísticos para os projetos que – em sua maioria – ampliam infraestruturas para a população.

No Brasil, não há uma base pública consolidada desses crimes, mas seguradoras e entidades setoriais reclamam aumento nas ocorrências e das indenizações relacionadas a roubo e furto em obras com frequênmcia.

Nos Estados Unidos, para efeito de comparação, as perdas anuais com roubo de equipamentos de construção chegaram a US$ 1 bilhão anos atrás, de acordo com a  EMC Insurance – Heavy Equipment Theft Prevention.

“A Apelmat, na qualidade da principal representante do setor de equipamentos pesados do estado de São Paulo, continuará aplicando todos os esforços a seu alcance para ajudar a combater esse tipo de crime. A entrevista à TV Record é, sem dúvida, um passo importante nesse sentido, pois nos ajuda a levar a mensagem desse risco a mais pessoas, incluindo autoridades competentes”, diz Hilário Sena, presidente da Apelmat.