AGCO investe 54 milhões de euros na fábrica da AGCO Power na Finlândia
A AGCO iniciou uma nova fase de expansão da AGCO Power, sua divisão de motores, com investimento de 54 milhões de euros na fábrica de Linnavuori, na Finlândia. O aporte amplia a capacidade produtiva e insere a unidade em um movimento de modernização industrial voltado à economia circular e à pesquisa em energia limpa.
O investimento faz parte de um programa de 70 milhões de euros da AGCO Corporation destinado à planta finlandesa, responsável pela fabricação de motores que equipam as marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra. A nova estrutura inclui uma sala de usinagem para componentes de Transmissão Continuamente Variável (CVT) e cabeçotes do motor CORE, além da ampliação do espaço de remanufatura.
Produção e especialização
De acordo com Kelvin Bennett, vice-presidente sênior de Engenharia da AGCO, o projeto reforça a função técnica da fábrica dentro da rede global de motores da companhia. “Estamos investindo em tecnologia de produção e soluções sustentáveis que dão suporte aos agricultores no mundo todo”, diz.
A unidade de Linnavuori é o maior polo de produção de engrenagens de transmissão da Finlândia em volume. Com o novo investimento, a fábrica ganhou 5.600 metros quadrados de área produtiva e estrutura para ampliar a fabricação de motores e componentes.
Remanufatura como estratégia industrial
A AGCO Power atua com remanufatura de motores há mais de cinco décadas. A prática começou de forma sistemática em 1990 e hoje soma mais de mil unidades recondicionadas por ano. Com a nova planta, a capacidade pode chegar a 2.500 motores anuais.
O modelo de remanufatura, que reaproveita até 80% da massa de cada motor, faz parte do programa de economia circular da empresa. Segundo Jussi Rinne, diretor de Qualidade e Pós-Venda, o reaproveitamento reduz emissões de carbono e prolonga o ciclo de vida das máquinas agrícolas. “Os motores remanufaturados prolongam a vida útil das máquinas e reduzem a emissão de carbono em comparação com a fabricação de novos motores”, declara.
Para Stefan Caspari, vice-presidente sênior de Experiência do Cliente e Eficácia Comercial da AGCO, a expansão da remanufatura responde à busca dos agricultores por alternativas de manutenção e redução de custos. “Os agricultores valorizam o custo total de propriedade. Esta expansão permite que a AGCO ofereça suporte não apenas com novos equipamentos, mas também com a manutenção das máquinas existentes”, afirma.
Além dos motores agrícolas, a fábrica de Linnavuori também produz blocos para motores a gás e motores marítimos.
Energia limpa e inovação
Em 2024, a AGCO Power inaugurou um laboratório de energia limpa em Linnavuori. O centro de pesquisa tem foco em tecnologias de motores de baixo carbono e serve de base para o desenvolvimento de novas linhas de propulsores.
A combinação entre usinagem de precisão, remanufatura e pesquisa em energia limpa coloca a unidade da Finlândia no centro do planejamento industrial da AGCO Power, que busca integrar produtividade e eficiência ambiental nos próximos ciclos de produção.