A representatividade das empresas de locação
Chegamos ao início da nossa gestão, empenhados em uma importante iniciativa: aumentar a representatividade da APELMAT e do SELEMAT, atraindo mais empresas locadoras e prestadores de serviços de terraplenagem. No curso de sua história, essas entidades sempre foram as principais referências para o setor, convergindo empresários e profissionais que buscavam informação, oportunidades conjuntas e, o mais importante, agir dentro da legalidade.
Com o passar do tempo, esse cenário foi se transformando. As crises, em períodos que pareciam intermináveis, fizeram muitas locadoras sucumbirem ou mudar de ramo. De um grupo grande e heterogêneo, onde participavam empresários provenientes de diversos setores da cadeia produtiva, o mercado da linha amarela ficou mais ‘enxuto’ com o passar dos anos, composto por empresas bem especializadas, com vocação técnica bem direcionada para o business de alugar máquina.
A APELMAT e o SELEMAT foram impactados por essa mudança, positiva por um lado, mas dolorosa por outro. A adesão e a arrecadação das entidades caíram bastante, impossibilitando a realização de todos os programas e atividades que gostaríamos de realizar. Como se não bastasse, a pandemia de Covid-19 impôs medidas restritivas e distanciamento, afastando a possibilidade dos encontros presenciais, eventos, workshops e das tradicionais confraternizações.
A redução de arrecadação por parte do SELEMAT, inclusive, enfraquece este sindicato patronal que representa você, locador. Após a entrada em vigor da Lei nº 13.467/17, também chamada de Reforma Trabalhista, a negociação coletiva – e consequentemente a representação sindical – ganharam importância ainda maior, por conta da ampliação da relação de matérias passíveis de serem negociadas. As convenções coletivas negociadas pelo SELEMAT têm procurado atender às necessidades das empresas do setor representado, se adequando à nova realidade.
No entanto, o exercício da representação sindical precisa de receita para custeá-lo. Isso também decorre da Constituição Federal. Para isso, o legislador estabeleceu contribuições específicas, cada uma com natureza jurídica e destinação próprias, como a associativa, a assistencial, a sindical e a confederativa.
Por isso, contamos com seu apoio e participação nas nossas atividades. Venha tomar um café na APELMAT, conheça melhor o SELEMAT, fortaleça sua representatividade empresarial e jurídica. Juntos somos mais fortes!
Hilário Sena, presidente da APELMAT/ SELEMAT