Fabricante apresenta manipulador telescópico de quatro esteiras na WOC 2026
A JLG, fabricante norte-americana de plataforma elevatórias, apresentou seu novo manipulador telescópico na World of Concrete 2026, evento que começou ontem (20/1) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O equipamento 1043T, com 4.500 kg, 13,2 metros de comprimento e quatro esteiras, é destinado a clientes que trabalham em aplicações de construção especializadas. O objetivo é de que o equipamento atue em terrenos desafiadores, como solos instáveis, ambientes úmidos ou lamacentos e inclinações/declives acentuados, como aponta matéria da VertiKal.net.
Segundo a fabricante, os empreiteiros estão sendo solicitados a realizar mais trabalhos em condições mais difíceis, o que inspirou a inovação por trás do manipulador telescópico de quatro esteiras 1043T. “Este modelo de pré-visualização reflete como estamos ouvindo os clientes e explorando novas maneiras de manter a produtividade quando o terreno não colabora”, disse Daryl Stauffer, diretor de gerenciamento de produtos de manipuladores telescópicos da JLG.
Projetada para operar em condições extremas de terreno onde máquinas com rodas têm dificuldades, a empilhadeira 1043T combina o alcance e a capacidade de uma empilhadeira telescópica com os benefícios de transposição de terrenos das esteiras quádruplas. O design com esteiras quádruplas deste modelo pode proporcionar melhor flutuação do que pneus e ajudar a reduzir os custos do projeto, diminuindo a necessidade de equipamentos adicionais com esteiras.
Manipulador telescópio de quatro esteiras não é novidade para o mercado
O novo manipulador telescópio é um equipamento considerado incomum para um fabricante tradicional adicionar à sua linha de produtos. Já há modelos parecidos no mercado, como a empilhadeira telescópica de esteiras XR50100-G Trackzilla, que é consideravelmente maior com suas de 22,5 toneladas e pouco mais de 30 metros, fabricada pela Xtreme Manufacturing e apresentada em 2023.
As aplicações-alvo do 1043T incluem restauração de fundações subterrâneas, construção civil pesada e projetos de escoramento e contenção em grande escala — particularmente em solos arenosos e argilosos úmidos ou em declives íngremes e lamacentos.
Ainda segundo Stauffer, a empilhadeira telescópica de esteiras 1043T Quad Track se diferencia por possibilitar a produtividade nas condições de terreno mais desafiadoras. “Este modelo conceitual nos permite mostrar aos clientes como a mobilidade sobre esteiras pode ajudar suas equipes a manter o cronograma quando o terreno se torna o maior obstáculo”, continua.





