31 de outubro de 2025

|

Por: Miriam Leite

|

Tags: equipamentos

|

Categorias: destaques, Equipamentos, Evento

Brasileiro do Piauí vence desafio com máquinas pesadas e representará o país em mundial da Caterpillar em Las Vegas

O Brasil estará representado na final mundial do Desafio Mundial de Operadores da Caterpillar 2026, que acontecerá em Las Vegas (EUA). O feito é de Luanderson Patrício de Souza, operador de máquinas pesadas natural de Altos, no Piauí, que conquistou o primeiro lugar na etapa latino-americana da competição, realizada no último sábado (25), em Piracicaba (SP).

A vitória de Luanderson o coloca entre os melhores operadores de máquinas pesadas do mundo. A etapa regional reuniu 12 competidores de oito países, que demonstraram precisão, técnica e domínio de equipamentos como escavadeiras, carregadeiras, tratores de esteira e retroescavadeiras em provas práticas de alta complexidade.

“Me inscrevi neste Desafio depois de ver uma postagem nas mídias sociais. Jamais imaginei que chegaria até aqui. Representar o Brasil em Las Vegas é um sonho realizado”, contou o operador, emocionado. “Sou grato a todos que me apoiaram. Operar máquinas é um amor que carrego comigo, e espero que esse prêmio inspire novas gerações a acreditarem em seus sonhos.”

Além do campeão, o Brasil também teve destaque com André Nowak, de Araucária (PR), que conquistou o segundo lugar geral.

Para a Caterpillar, a competição vai muito além de um torneio técnico: é uma forma de valorizar a profissão e reconhecer os operadores como protagonistas da construção de um futuro mais eficiente e tecnológico.

“O Desafio Mundial de Operadores representa a valorização da mão de obra especializada e o incentivo à excelência técnica no setor de máquinas pesadas. É uma forma de reconhecer o talento que impulsiona o desenvolvimento do Brasil”, destacou Dennis Ventura, vice-presidente de Marketing e Vendas da Caterpillar.

Desde a primeira edição, em 2019, o Desafio Mundial de Operadores da Caterpillar tem reunido milhares de profissionais de todo o planeta. Na última edição (2022–2023), participaram mais de 10 mil operadores de 32 países.

“Mais do que uma disputa, esse desafio celebra o papel dos operadores na base de setores essenciais como infraestrutura, construção, mineração e agronegócio”, ressaltou Artur Bullio, diretor de Vendas da Caterpillar. “Quem se destaca aqui, escreve seu nome na história e inspira as próximas gerações.”

Com a vitória, Luanderson de Souza leva o nome do Piauí e do Brasil para o maior palco mundial da categoria, reforçando a força e a competência dos profissionais brasileiros na operação de máquinas pesadas.